segunda-feira, 18 de novembro de 2013
 |
Evento acontece no Centro Cultural Waly Salomão, sede do Afroreggae |
A Festa Literária Internacional das Periferias (FLUPP) chega à segunda edição discutindo o lugar do negro na literatura. Desta vez, o evento acontece no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, Rio de Janeiro, e recebe convidados como o escritor nigeriano Biyi Bandele e a escritora inglesa de ascendência nigeriana e brasileira Bernardine Evaristo. José Castilho Marques Neto, presidente da Editora Unesp e secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), participa da programação paralela, a FLUPP Parque.
O curador da FLUPP, o jornalista Toni Marques, lembra que, se a presença das culturas negras na literatura brasileira ainda é escassa e que são bem poucos os autores negros publicados por grandes editoras, nos circuitos literários de periferia e de favela isso não acontece: “A gente se pergunta por que”, diz, propondo que convidados, mediadores e público podem trazer respostas à essa questão.
Desta edição, promovida em parceria com o grupo Afrorregae, participam ainda a professora da Universidade de Brasília, Regina Dalcastagnè, que estuda o perfil de personagens e escritores da literatura brasileira contemporânea e o escritor espanhol Augustín Fernandez Mallo. Castilho é um dos debatedores da mesa “Políticas públicas para leitura no Brasil e no mundo”. Todas as mesas e oficinas são gratuitas, mas é necessário se inscrever com antecedência. Mais informações:
www.flupp.net.br.