terça-feira, 10 de setembro de 2013
Livros acadêmicos de autores brasileiros também estão despertando mais interesse dos editores estrangeiros neste ano em que, pela segunda vez, o Brasil é o país homenageado na
Feira de Frankfurt. A Editora Unesp aproveita o momento para inaugurar seu catálogo de títulos em inglês, com o livro
Abolition (
A Abolição, de Emília Viotti), que apresenta nesta Feira de Frankfurt e estará disponível também em versão digital, a princípio, na Amazon.
“Estão querendo falar conosco. Está se intensificando uma tendência que já vinha sendo observada há alguns anos”, diz Jézio Hernani Bomfim Gutierre, editor executivo da Editora Unesp, referindo-se ao efeito Frankfurt sobre o mercado nacional, inclusive o segmento de livros universitários. Ele explica que a editora procura, nesse contexto, chamar mais a atenção para todo seu catálogo.
Segundo Gutierre, A Abolição diz muito sobre a estratégia da composição do catálogo em inglês, que deve enfatizar o tema História do Brasil: “Há muito interesse e grande desconhecimento sobre esse assunto no exterior”. Escrito por uma historiadora renomada, que foi professora da Yale University, o livro cobre essa lacuna com vantagem, ao reunir também os aspectos social, racial e historiográfico para expor as peculiaridades do processo da libertação dos escravos no Brasil.
Em alemão - A editora também enfatiza em Frankfurt o lançamento da segunda edição em alemão de
O milagre alemão e o desenvolvimento do Brasil, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (Editora Unesp, 2011), que sai pela Springer Glaber. A apresentação da obra (Wachstumsmarkt Brasilien: Der Deutsche Wirtschafts und Handelsbeitrag in Geschichte und Gegenwart) será feita pelo economista e ex-adido econômico da Embaixada da Alemanha em Brasília, Wolgang Müller. O evento se realiza em 10 de outubro, às 10h45, no Fórum Fachmedien, Halle, 4.2.
Para conferir as obras em português, acesse
http://bit.ly/1fW7QQd (
A Abolição) e
http://bit.ly/18Sgiwd (
O milagre alemão e o desenvolvimento do Brasil)