Editora Unesp no 55º Prêmio Jabuti 2013

Unil
Unil
sexta-feira, 20 de setembro de 2013


Considerado o mais prestigiado prêmio do livro no Brasil, o Jabuti chega à 55º edição e apresenta os finalistas de sua primeira fase, nas 27 categorias. Este ano, a Editora Unesp concorre com três títulos. O triunfo do fracasso, de Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke (Categoria Biografia), Manual de reflexões de boas práticas de leitura, de Gilda Carvalho, Daniela B. Versiani e Eliana Yunes (Categoria Educação) e Poesia infantil e juvenil brasileira, de Vera Teixeira de Aguiar e João Luís Ceccantini, com o selo Cultura Acadêmica (Categoria Educação). 

Desde o ano de 1990, a Editora Unesp coleciona indicações e vitórias pelo Jabuti. No total, foram 20 estatuetas. Em 2009, a obra Monteiro Lobato – Livro a livro, de João Luís Ceccantini e Marisa Lajolo conquistou o prêmio de melhor título de Não-Ficção. Em 2011, levou dois primeiros lugares com Machado de Assis: relíquias culinárias, de Rosa Belluzzo, na categoria Gastronomia e Impresso no Brasil, de Aníbal Bragança e Márcia Abreu (organizadores), na categoria Comunicação. Em 2012, conquistou o primeiro lugar na categoria Educação com Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti (selo Cultura Acadêmica). 

Na primeira fase do Prêmio são escolhidos 10 títulos de cada categoria. Na segunda, definem-se os três primeiros colocados. Durante a cerimônia,  que este ano será dia 13 de novembro, na Sala São Paulo, são revelados os vencedores dos Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção, conforme seleção de um corpo de  jurados  formados por  especialistas.  A  segunda  votação está marcada para 18 de outubro. 

Confira mais informações sobre as obras 

O triunfo do fracasso, de Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke

Manual de reflexões de boas práticas de leitura, de Gilda Carvalho, Daniela B. Versiani e Eliana Yunes

Poesia infantil e juvenil brasileira, de Vera Teixeira de Aguiar e João Luís Ceccantini