Especialista em máfia, socióloga italiana fala em São Paulo sobre crime organizado

Unil
Unil
segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cosa Nostra: a organização mafiosa italiana está bem ativa e cada vez mais internacionalizada
O que o Brasil pode aprender com a Itália sobre a condução do crime organizado? De que modo o país pode enfrentar grupos armados pré-mafiosos como PCC e Comando Vermelho? A socióloga jurídica italiana Alessandra Dino tem algumas respostas para essas questões. Ela estará em São Paulo dia 2 de dezembro para lançar seu livro Os últimos chefões (Editora Unesp) e falar sobre as tendências da Cosa Nostra

A palestra integra a programação do Encontro Nacional sobre Políticas Criminais, Penitenciárias e Experiências Internacionais, promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O público receberá exemplares do livro gratuitamente. Para inscrições, acesse http://bit.ly/1b0ln5V.

Em Os últimos chefões Dino apresenta o perfil e o estilo de comando dos três líderes mais recentes da Cosa Nostra e deixa claro que, contrariamente ao que muitos pensam, a organização mafiosa italiana que remonta ao século 19 está bem ativa e cada vez mais internacionalizada. O Brasil, inclusive, continua sendo um de seus destinos.

Confira a programação completa

18h30 - Recepção

19h - Abertura
Hino Nacional Brasileiro
Pronunciamento de Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração CIEE e da Academia Paulista Letras Jurídicas - APLJ.
Pronunciamento de Walter Fanganiello Maierovitch, 1º vice-presidente do Conselho Administrativo do CIEE, assessor internacional para U.E e colaborador da revista italiana Narco-Mafie. 

19h30
Presidente da mesa: Ivette Senise Ferreira, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo - OAB-SP e conselheira do Conselho Consultivo do CIEE.
Palestra de Alessandra Dino, socióloga jurídica.

20h
Debatedoras:
Valéria Diez Scarance Fernandes, docente da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e do Núcleo contra a violência às mulheres.
Oriana White, professora da Universidade de São Paulo (USP).
Maria Lins, jornalista do Portal Terra.
Maria Zupello, jornalista italiana da Euronews e The Economist. 

Coordenação: Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE e presidente da Academia Paulista de História - APH.