Expansão e aumento de vendas em 2013

Unil
Unil
sábado, 21 de dezembro de 2013

A Fundação Editora da Unesp (FEU) publicou cerca de 200 títulos em 2013, entre digitais e impressos, ampliou as vendas nos seus três canais de distribuição, consolidou sua presença no mercado editorial internacional e se firmou, com a Universidade do Livro (Unil), no campo do ensino a distância. Os resultados consolidados mostram que a FEU soube unir todas as pontas do negócio editorial, na avaliação de seu presidente, José Castilho Marques Neto: “Continuamos numa escalada segura e firme. Em tempos extremamente líquidos, para lembrar Zygmunt Bauman, é algo significativo”. 

José Carlos Barreta
Castilho: espaço para todos os formatos
Para a área editorial o ano foi um dos melhores na história da editora, de acordo com seu editor executivo, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. Ele afirma que a casa atingiu patamar “definitivo” de maturidade em suas relações com o meio editorial internacional: “Estabelecemos canais bastante sólidos de negociação. Os parceiros nos veem com muita confiança e até nos dão preferência”, afirma. Gutierre lembra ainda que a editora consolidou algumas coleções, como a Coleção Habermas, com três volumes, dois lançados em 2013 (Fé e saber e Teoria e Praxis), e a Coleção Adorno, que ganhou o sétimo volume (Três estudos sobre Hegel). E ainda editou obras de prestígio, como Vozes do Bolsa Família (Walquíria Leão Rego) e Vivendo no fogo cruzado (Maria Helena Alves), títulos que vão ao encontro da proposta da editora de intervir no debate nacional.

2014 – A programação deste ano inclui novos livros das coleções Adorno e Habermas e o lançamento da Coleção Todorov, a partir de Teoria da literatura (janeiro) e A vida em comum. Também serão editadas obras de Karl Popper, Bertrand Russell e Chomsky, entre outros grandes pensadores. Já a produção nacional será representada por autores como Marisa Lajolo (Monteiro Lobato livro a livro – obra adulta, previsto para março) e Marcelo Ridenti (Em busca do povo brasileiro, que sai no primeiro trimestre), além dos acadêmicos da Unesp. Parte dos trabalhos destes últimos são editados no formato digital e disponibilizados de forma gratuita no site da editora. Somente este ano foram publicados quase 70 novos títulos – no total são cerca de 300 as obras disponíveis – e contabilizados 115 mil downloads.

José Carlos Barreta
Gutierre: patamar de maturidade
Vendas – Em todo o país foram comercializados milhares de livros com o selo Editora Unesp, na Livraria Virtual as vendas cresceram em torno de 100% em 2013 e a Livraria Unesp Móvel (LUM) firmou-se como mais um canal de distribuição: "Foi um resultado muito positivo. Mantivemos um patamar crescimento bastante interessante para uma editora universitária", diz William de Souza Agostinho, superintendente financeiro e administrativo da FEU.  Lançada em dezembro de 2012, a LUM visitou 20 municípios paulistas, além de Curitiba (PR) e Uberaba (MG). Os roteiros da livraria priorizaram as cidades onde há campi da Unesp, estratégia que se mostrou acertada: a cada 10 títulos vendidos a estudantes, oito eram do selo Editora Unesp.

Formação – A Unil, criada em 1999, atendeu quase 1600 estudantes em 40 cursos presenciais e a distância – que se consolidaram – e abriu horizontes novos ao aproximar-se da Akademie Messe Frankfurt, que integra a estrutura permanente da Feira do Livro de Frankfurt. O contato deverá resultar em convênio para criação de cursos presenciais e a distância inovadores, envolvendo também a Media Campus, uma das mais antigas e prestigiadas escolas voltadas ao mercado editorial do mundo.