História

Unil
Unil
quarta-feira, 2 de abril de 2014

Morre o historiador francês Jacques Le Goff

Le Goff integrou a Escola dos Annales, que repercutiu no Brasil

Morreu ontem, em Paris, aos 90 anos, o historiador francês Jacques Le Goff, integrante da terceira geração da chamada Escola dos Annales, criada no fim dos anos 1920 por Marc Bloch (1886-1944) e Lucien Febvre (1878-1956) em torno da publicação Annales D'Histoire Economique et Sociale. A Editora Unesp publicou dois de sues livros: Por amor às cidades (1998) e Uma vida para a história (2007).

Os integrantes do grupo dos Annales se interessaram por apreender os fenômenos chamados de "longa duração". Isso significou integrar ao estudo clássico da história, instrumentos e documentos relacionados à antropologia, arqueologia e outras ciências sociais.

Le Goff dedicou-se ao estudo da vida material, das relações sociais e transformações intelectuais da Europa nos séculos 12 e 13. Entre seus trabalhos mais notórios estão O nascimento do Purgatório e as biografias do rei Luis IX, da França, e de São Francisco de Assis.  

Fernand Braudel (1902-1985), integrante do mesmo movimento, participou do grupo de estudiosos estrangeiros que fundou a escola de humanidades da USP. Por causa desse envolvimento o curso de História da universidade manteve como referência o trabalho dos Annales. Le Goff, assim como Phillipe Ariés (1914-1984), autor de O tempo da história (Editora Unesp)  foram muito lidos pelos estudantes.

Com a preocupação de divulgar a história fora do ambiente universitário, Le Goff foi consultor de várias produções para a TV e o cinema e ainda mantinha um programa na rádio estatal francesa.