quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Os autores defendem nesta coletânea de artigos, publicados originalmente em jornais e revistas, que a antiga oposição entre a pequena e a grande produção rural foi reduzida de modo expressivo no Brasil, embora reconheçam a persistência, em especial no semiárido nordestino, da agricultura de subsistência. Para eles, um “novo mundo rural” emergiu de um processo histórico de modernização capitalista que remonta ao século 19, consolidou-se nas últimas duas décadas e integrou o país definitivamente à economia globalizada, alçando-o à condição de potência agrícola.
Nesta obra clássica, escrita nos anos 1930, Adorno antecipa muitos dos temas que se tornariam fundamentais na filosofia contemporânea – a crítica ao fundamentalismo e às ilusões do idealismo, o fim da epistemologia –, além de anunciar as ideias centrais que desenvolveria em seus trabalhos mais importantes. O livro, assim, carrega a singular característica de traçar uma ponte direta entre o período de juventude e o de maturidade do filósofo.
A relação entre Adorno e a psicanálise sempre foi um eixo maior de sua experiência intelectual. Sua perspectiva materialista e suas estratégias de crítica social são incompreensíveis se não levarmos em conta o que Freud lhe revelou a respeito da gênese do Eu e da estrutura pulsional da vida social. Neste volume, o leitor encontrará os textos de Adorno dedicados à construção de uma crítica social psicanaliticamente orientada. Em vários momentos, um modelo de crítica da razão como análise de patologias sociais se apresenta para permitir a compreensão mais precisa de fenômenos como o fascismo, a personalidade autoritária e os impactos psíquicos do capitalismo.
Picq retoma a trajetória de Charles Darwin para explicar a ainda hoje mal compreendida teoria da evolução. Em linguagem didática, em forma de diálogo com um suposto estudante, ele desvenda a concepção darwinista da evolução pela seleção natural, discorre sobre os fundamentos do criacionismo e aponta a impropriedade da escala natural, que continua ilustrando até manuais escolares em todo o planeta.