Livros digitais

Unil
Unil
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Ebooks da Editora Unesp têm mais de 8 milhões de downloads

O número de downloads dos ebooks da Editora Unesp disponíveis no portal Scielo desde 30 de março de 2012 alcançou 8,3 milhões em 31 de dezembro do ano passado. O volume equivale a cerca de um quarto do total de downloads das obras oferecidas na plataforma no período, de 32,6 milhões. O portal oferece 467 títulos para comercialização ou download gratuito, de nove editoras e três instituições, dos quais 180 são da Editora Unesp (95 para baixar gratuitamente).

Alguns títulos da Editora Unesp estão em inglês, mas a maioria foi editada em português. Mesmo assim, os livros já alcançaram leitores em 27 países, além do Brasil, em todos os continentes, como demonstram dados do Google Play, Amazon e Kobo Books, que comercializam as obras não-gratuitas. Entre esses países estão Portugal, Estados Unidos, México, Argentina, Colômbia, Chile, Grã-Bretanha e ainda Turquia, Tailândia, Tanzânia, Rússia, Austrália e Japão.

Os downloads obedecem a certa sazonalidade. Em média são em torno de 450 a 500 mil por mês, mas o número cai nos meses de férias. Em julho do ano passado, por exemplo, foram contabilizados 200 mil e em dezembro 190 mil downloads. As obras mais baixadas desde 2012 da Editora Unesp foram estas: A construção do perfil do assistente social no cenário educacional (Maria Cristina Piana), Educação infantil – discurso, legislação e práticas institucionais (Lucimary Bernabé Pedrosa de Andrade) Cadê o brincar? – da educação infantil para o ensino fundamental (Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros), Palmas, a última capital projetada do século XX (Valéria Cristina Pereira Cunha) e Cultura contemporânea, identidades e sociabilidades: olhares sobre o corpo, mídia e novas tecnologias (Ana Lúcia de Castro).

Confira mais detalhes nesta entrevista do editor executivo Jézio Hernani Bomfim Gutierre ao Podcast Unesp.