ARTE E CIÊNCIA. UM GUIA DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR
Apresenta-se como um trabalho estritamente científico e multidisciplinar. Nove especialistas tratam de aspectos básicos do tema, segundo diferentes perspectivas: a metodológica, a tecnológica, a química, a agronômica e a farmacológica. São também abordados os problemas de controle de qualidade e as questões ambientais envolvidas e o inquestionável alcance social.
Autor de 3 livros disponíveis em nosso catálogo.
Este livro introduz uma nova forma de apresentação dos dados de espécies medicinais catalogadas por pesquisas etnofarmacológicas criteriosas, realizadas na região amazônica e na região da Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Esta cuidadosa pesquisa etnofarmacológica tem como fonte moradores da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, ponto de partida para a identificação e catalogação de 135 espécies vegetais daquelas regiões que, estudadas pelo seu potencial medicamentoso, reúnem um valor econômico de grande interesse para as indústrias e laboratórios farmacêuticos. Aproveitar esse potencial significa não só conhecer melhor as plantas nativas que beneficiam a saúde, como também propiciar aos moradores condições de atingir o desenvolvimento sustentado com a extração e conservação dos produtos medicinais existentes no seu próprio hábitat.
Em vários países, a associação entre os diferentes tipos de tratamento disponíveis modernos com as práticas populares e tradicionais de saúde têm sido uma das abordagens mais promissoras e eficazes para o tratamento das doenças, especialmente das camadas da população que não reúnem condições financeiras ou sociais de acessarem os serviços modernos de saúde e seus medicamentos quimicamente definidos e estudados.
Professores da USP, Isaias Raw e Paulo Lee Ho apresentam a análise de uma das principais questões da biologia celular e da neurologia: o problema da integração. Trata-se aqui de compreender como células com funções diferentes podem se integrar em tecidos e órgãos. Isso significa compreender o mecanismo de comunicação de informação que age no nível da interação celular. Compreensão que permite, também, um exame do funcionamento do sistema imunológico.
Os textos que compõem o livro procuram abordar as principais contradições que o consumo sustentável abarca. O primeiro capítulo examina a problemática dos descartáveis integrando-a aos impactos dos resíduos na atualidade. O segundo capítulo reflete sobre o processo de consumo considerando-o essencial para análise espacial.O terceiro capítulo trata das transformações nas relações sócio-ambientais numa visão histórica e evolutiva considerando o consumo e o consumismo como determinantes na produção dos resíduos; indica ainda as possibilidades e as necessidades de um manejo adequado dos resíduos. O quarto capítulo traz uma abordagem da sociologia ambiental na sustentabilidade urbana, destacando tanto os indicadores políticos-institucionais, quanto o papel do Estado e demais agentes sociais no processo de formulação e implementação de políticas ambientais.
Esta obra foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas mais recentes.