Elaborado a partir de depoimentos do pintor naïf Waldomiro de Deus e de críticos de arte, colecionadores e familiares, este livro oferece um percurso pela sua vida e obra. Narra desde os primeiros passos do artista no sertão da Bahia até o seu sucesso internacional na Europa e em Israel. Destaca a religiosidade e a defesa dos direitos humanos como temáticas centrais dos seus quadros, dominados pelas cores vivas e as figuras mulatas com as quais ele anuncia o Terceiro Milênio.
Autor deste livro.
Este livro apresenta Deus - e sua encarnação em Jesus Cristo -, segundo a Bíblia, dando ênfase a suas representações nas artes plásticas. A autora recolhe exemplos de pinturas, gravuras ou esculturas que retratam cada episódio marcante da vida do Cristo, sem se ater a determinado período ou movimento artístico. Assim, o leitor tem a oportunidade de apreciar e meditar sobre reproduções de obras medievais, clássicas, barrocas, impressionistas e expressionistas.
Este livro fundamenta-se no estudo da cerâmica popular do Vale do Jequitinhonha-MG, considerando-se fatores estéticos e socioculturais relacionados à produção, à distribuição e ao consumo das obras produzidas. A autora tem por objetivo verificar como se dá a produção da cerâmica popular das comunidades artesãs; observar os trabalhos artesanais de caráter escultórico e/ou utilitário produzidos em argila, por mulheres ceramistas; identificar a trajetória da cerâmica partindo da produção, circulação e consumo das obras; detectar a influência sociocultural nas variações estéticas do artesanato produzido; e apresentar a trajetória visual da cerâmica, por meio de documentação iconográfica.
Este livro aborda a obra do pintor Ranchinho de Assis e a maneira pela qual esta obra traz à tonas suas memórias, traçando um percurso dos principais fatos da vida do artista, de sua personalidade, de sua carreira e dos críticos que analisaram sua obra. Para compreender o estilo artístico do pintor faz-se a análise de algumas de suas obras, ressaltando as características delas e relacionando-as com aspectos psicológicos e sociais do artista. São reproduzidas 73 telas de Ranchinho de Assis.
Publicado anonimamente em Veneza em 1720, Il Teatro alla Moda teve um sucesso editorial extraordinário: nunca esteve fora de impressão e foi traduzido diversas vezes para o alemão e para o francês. Impresso como um panfleto de 64 páginas, sem nenhum luxo de editoração, Il Teatro alla Moda era provavelmente vendido nas ruas de Veneza por alguns trocados. A primeira atribuição a Benedetto Marcello se dá numa carta do libretista Apostolo Zeno, na qual ele comenta: "O Teatro alla Moda do senhor Benedetto Marcello, irmão de Alessandro, é uma sátira deliciosa".
O influente livro de Carlson é uma exposição das teorias sobre o teatro ocidental, dos gregos aos contemporâneos. Dentro desta estrutura, e sem perder de vista o fundamental objetivo didático, o autor procura dar a palavra, sempre que possível, a cada crítico, dramaturgo ou teórico importante do teatro ocidental. Desta maneira, é montado um excelente roteiro de pesquisa bibliográfica apropriadamente complementado por um comentário relevante e judicioso.