RELATÓRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
A mudança climática é um dos desafios mais complexos do século XXI. Nenhum país está imune. Nenhum país sozinho é capaz de enfrentar os desafios interligados impostos pela mudança climática, que incluem decisões políticas controversas, mudanças tecnológicas e consequências globais de longo alcance. O 32º Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial busca aplicar sua experiência, combinada com pesquisa, para aprofundar o conhecimento sobre o Desenvolvimento e a Mudança Climática.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Este livro descreve a evolução dos métodos de posicionamento, os conceitos básicos, os aspectos práticos do GNSS (Global Navigation Satellite System), em especial o GPS (Global Positioning System), desde o planejamento até o processamento, a análise da qualidade dos resultados e da representação dos dados. Evidencia as possibilidades de aplicações do sistema, trata dos sistemas e das redes de referência para os usuários do GNSS, aborda os assuntos correlatos às coordenadas dos satélites, em especial como obtê-las a partir das efemérides transmitidas e precisas.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de radionavegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas americanas. Trata-se de um ferramenta extremamente útil e inovadora para todas as atividades que necessitam de posicionamento, como as relacionadas à cartografia, meio ambiente, controle de frota de veículos, navegação aérea e marítima, geodinâmica, agricultura etc. O autor, professor no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, sentindo a necessidade de um texto em português que abrangesse os mais variados aspectos do GPS, produziu esta obra imprescindível para os estudantes de ciências geodésicas e cartográficas.
Discute o conceito de espaço sob diversas perspectivas, concluindo que a especificidade da geografia é justamente localizar fenômenos. Isso não impede, porém, um diálogo com outras ciências, como a física, a biologia, a economia e a sociologia. Leitura essencial para geógrafos, engloba desde o nascimento do espaço métrico à filosofia de Kant, passando por pensadores do calibre de Maquiavel, Giordano Bruno, Copérnico, Galileu Galilei, Descartes e Newton.
Leitura indispensável para todos os que se interessam pela geografia agrária brasileira, sejam geógrafos, administradores, planejadores ou políticos, este estudo reúne mais de 1.600 referências bibliográficas nacionais sobre agricultura, agrupando e analisando essa produção. Parte da conceituação de Geografia Agrária e do seu diálogo com outras ciências, como Economia, Agronomia, Biologia e Sociologia. Relaciona ainda as mudanças teóricas, filosóficas e metodológicas da ciência geográfica às transformações da cultura brasileira nas últimas sete décadas.