UMA INTRODUÇÃO À ASSISTÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR NO BRASIL
Este livro busca sistematizar os conhecimentos sobre a realidade da assistência médica suplementar no nosso país. A similaridade dos planos de saúde no Brasil com a realidade de outros países não passa de uma inferência equivocada. É intrigante constatar que sistemas públicos universais de nações de economias mais desenvolvidas do que a brasileira desestimulem a existência e a expansão dos planos e seguros privados, devido ao seu distanciamento dos valores de solidariedade, igualdade e justiça social. Para enfrentar o desafio, sem a pretensão do esgotamento do tema, mas com a aproximação necessária, convidamos o leitor a percorrer conosco as estruturas, as dinâmicas e o funcionamento dos planos e seguros de saúde no Brasil.
Autor deste livro.
Este trabalho aborda a composição quimíca da própolis, sua origem botânica, o efeito da sazonalidade sobre sua composição, propriedades biológicas e os efeitos colaterais após sua administração, além dos resultados de projetos no tocante à atividade antimicrobiana da própolis e os resultados obtidos nas ações imunomoduladora e antitumoral da própolis, apresentando seus possíveis mecanismos de ação. O trabalhos destina-se tanto a comunidade médica quanto ao público leigo.
O elenco destes trabalhos traz subsídios para a formulação e implementação de políticas na área de Saúde Bucal. Dentro deste enfoque, as demandas sociais são interpretadas e a matriz sociocultural é colocada em primeiro plano. O momento atual, em que se verificam relevantes alterações nas políticas de saúde, demanda um texto como este que forneça parâmetros para uma reflexão renovada em torno do tema.
Ao privilegiar as relações humanas dos envolvidos no processo de doação de órgãos, a autora enfoca as enfermeiras que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), os doadores de órgãos, pacientes com morte encefálica mantidos em vida artificial por meio de aparelhos, e suas famílias. Composto de três estudos, o livro enfoca a doação de órgãos e, principalmente, o relacionamento de profissionais da área de saúde com a família do doador, que se considera relegada a segundo plano após cumprir os aspectos formais, e reclama de um maior acompanhamento emocional.
Livro elucidativo, de autoria de especialistas no assunto, mostra a possibilidade de partos humanizados, que resultem de segurança e satisfação. Esclarecimentos que abordam os avanços da assistência médica à parturiente, contribuindo para a segurança e a sobrevivência de mães e bebês nos partos, para que não sejam considerados uma tortura às mulheres, mas uma experiência emocional, social e corporal saudável. Trata detalhadamente de temas como o direito à escolha do parto e seu planejamento, as evidências científicas a respeito do parto normal e da cesárea, a vida sexual pós-parto e a participação dos homens nos partos.
Entre outras questões, o livro discute práticas centradas na tutela da velhice e institucionalização do idoso versus práticas de atenção para idosos que vivem na comunidade, debate que vem se ampliando em nosso mundo, incluindo assim espaços de proteção e cuidado, como atenção domiciliar ao idoso dependente, centros de convivência, centros de referência de assistência ao idoso, centros-dia. Além disso, o texto busca refletir sobre essas questões ao examinar possibilidades de cuidados domiciliares oferecidos por profissionais e cuidadores ou realizados pelas próprias pessoas idosas (autocuidado).