Partindo de uma reflexão sobre a pertinência do conceito de “camponês”, Eliane Tomiasi Paulino aborda nesta obra os principais desdobramentos da questão agrária brasileira e, em particular, no Paraná.
Ela analisa as diversas formas como se manifesta a monopolização do território nessa região, examinando as principais atividades econômicas
dos camponeses e os caminhos de drenagem da renda obtida com a terra.
Amparada em vasta bibliografia e em ampla pesquisa de campo, que envolveu diretamente 292 famílias em 33 municípios paranaenses, a obra procura evidenciar como a recriação do campesinato se traduz em uma geografia peculiar, dado o contexto em que as políticas públicas se manifestam ora indo ao encontro, ora se desencontrando das demandas e dos interesses desses trabalhadores, num movimento marcado por avanços e recuos no processo de territorialização.
A autora considera, por fim, os marcos geográficos indissociáveis de uma lógica de ordenação territorial própria do trabalhador rural, desvendando o modo de vida e as práticas que costuram a unidade comunitária que lhes dá sustentação.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Dessa forma, este livro é produto de uma intensa e forte pesquisa com os camponeses do norte do Paraná. Inicialmente, a autora apresenta um estudo do termo Camponeses, para posteriormente desenvolver os temas da questão agrária, em suas generalidades e singularidades, a monopolização do território pelo capital e as frações camponesas do território, em sua unidade na diversidade.
Geografia é destino? "Critica a premissa de que a geografia é imutável, não havendo, portanto, motivo para levá-la em conta nas políticas públicas, e “argumenta que, com base em um entendimento melhor da geografia, as políticas públicas podem ajudar a controlar ou canalizar sua influência na direção dos objetivos do desenvolvimento econômico e social. Utilizando tanto uma perspectiva internacional quanto uma abordagem de estudo de caso, o livro explora os fatores geográficos - produtividade da terra, condições de saúde, freqüência e intensidade dos desastres naturais e acesso ao mercado - para ajudar a explicar as diferenças de desenvolvimento entre os países e em seu interior. Ele conclui propondo políticas que superem as limitações geográficas. Geografia é destino? é leitura obrigatória para todos que trabalham na administração federal e regional, em organizações internacionais, na universidade e no setor de pesquisa".
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de radionavegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos com o objetivo de ser o principal sistema de navegação das forças armadas americanas. Trata-se de um ferramenta extremamente útil e inovadora para todas as atividades que necessitam de posicionamento, como as relacionadas à cartografia, meio ambiente, controle de frota de veículos, navegação aérea e marítima, geodinâmica, agricultura etc. O autor, professor no Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, sentindo a necessidade de um texto em português que abrangesse os mais variados aspectos do GPS, produziu esta obra imprescindível para os estudantes de ciências geodésicas e cartográficas.
Ao considerar que a cartografia não pode prescindir da moderna tecnologia computacional, esta obra é indicada para a leitura de cartógrafos e geógrafos por apresentar subsídios para a aplicação das novas mídias no desenvolvimento de ferramentas de cartografia. Aborda a reflexão conceitual da visualização cartográfica e sua aplicação nos desenvolvimentos recentes da cartografia digital, disponibiliza os fundamentos de produção da cartografia multimídia e os tópicos que permitem a aplicação de técnicas avançadas.
Este livro descreve a evolução dos métodos de posicionamento, os conceitos básicos, os aspectos práticos do GNSS (Global Navigation Satellite System), em especial o GPS (Global Positioning System), desde o planejamento até o processamento, a análise da qualidade dos resultados e da representação dos dados. Evidencia as possibilidades de aplicações do sistema, trata dos sistemas e das redes de referência para os usuários do GNSS, aborda os assuntos correlatos às coordenadas dos satélites, em especial como obtê-las a partir das efemérides transmitidas e precisas.