Interdisciplinar por natureza, a área temática de políticas públicas, tem recebido grandes e freqüentes contribuições no Brasil, marcadamente após a redemocratização, nos anos 1980. Tal pujança, porém, embute riscos de fragmentação. Este livro busca contribuir para que se fortaleça o conhecimento sobre as teorias produzidas por diferentes disciplinas para o estudo das ações do Estado.
Originada do fórum “A Multidisciplinaridade na Análise de Políticas Públicas”, realizado durante o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em de 2010, em Recife, a obra agrega ainda contribuições posteriores. Reúne ao todo 10 ensaios, que traçam um panorama sucinto de como os distintos campos do saber têm abordado as políticas públicas no país.
Até os anos 1980, de acordo com os organizadores, o tema era foco de análises macrossociológicas sobre o Estado e os efeitos de suas políticas sobre aspectos da sociedade. Ao longo dos anos de 1990 a 2000, com a consolidação do regime democrático, os debates nacionais propiciaram substancial compreensão sobre as reformas de políticas públicas, das esferas participativas de gestão das políticas que então emergiam, e também de processos que influenciam as políticas públicas, como a composição de governos e o funcionamento do presidencialismo de coalizão. Esse cenário deu impulso a uma gama disciplinas, à medida que trouxe novos elementos a serem avaliados.
Como, porém, os avanços recentes dos estudos da área se deram em temas específicos, o campo como um todo acabou por sofrer uma dispersão temática e teórica maior do que a observada nos anos 1980, provavelmente em razão do próprio aumento do volume de estudos, mas também em consequência da crescente especialização dos debates no interior de cada comunidade disciplinar.
Torna-se, portanto, fundamental sistematizar o campo dos estudos de políticas públicas a partir das contribuições das várias áreas
disciplinares e temáticas envolvidas. Neste livro, os organizadores escolherem, para estimular o diálogo, um conjunto de disciplinas que lançaram, segundo eles, olhares específicos sobre as políticas públicas: Ciência Política, Sociologia, Administração Pública, Antropologia, Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Demografia, Economia e História.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
A metrópole de São Paulo vem se tornando mais heterogênea econômica, social e espacialmente e menos desigual em termos de renda, inserção no mercado de trabalho e condições de vida de seus habitantes, mesmo nas áreas mais precárias. A imagem emerge dos 13 ensaios que compõem esta obra, os quais abordam temas específicos, a partir de um diagnóstico comum, para construir um panorama atual da região metropolitana.
Livro que enfoca parte importante da militarização da burocracia, com a influência direta das Forças Armadas em instâncias estatais de natureza civil (Comunicações e Educação). Expressa o destaque de tais áreas, a perspectiva gerencial e política de alguns setores militares sobre assuntos relevantes, nos quais reconheciam valor estratégico para o desenvolvimento do Estado. Demonstrada a importância fundamental da Educação e das Comunicações para o Estado no regime militar, a autora revela meandros da administração pública nesses dois Ministérios, durante um período de 27 anos.
Estudo sobre a experiência histórica da guerra revolucionária no século XX. Andando na contracorrente das análises atuais, Saint-Pierre reavalia o jogo político por trás da efetivação da luta armada e os resultados que essa escolha produziu no século XX.
Este livro é resultado de um esforço coletivo: o de publicar reflexões sobre o tema da anistia; o de reunir pessoas para debater sobre a história política recente de nosso país, sobre as lutas travadas em favor da democracia, sobre as conquistas e derrotas dos movimentos, sobre os direitos humanos, sua violação e a impunidade que rodeia esta questão. É também resultado de um esforço que se iniciou pouco depois dos primeiros abusos da ditadura militar, com as primeiras lutas pela liberação dos presos políticos, pulverizadas em ações pontuais que mais tarde se constituiriam em uma grande campanha nacional pela anistia no Brasil.