Este livro faz um estudo socioantropológico da moda e de seus atores por meio da observação dos eventos e do jornalismo de moda produzido no Brasil, em particular em São Paulo, na década de 1990, demonstrando a importância da moda como possibilidade de mediação ou inserção para indivíduos em certos "grupos de status", relatando conflitos e relações de poder inerentes ao que se denomina "campo da moda".
Autor deste livro.
Maurício Tragtenberg nos legou uma vasta obra que trata de temas históricos, sociológicos, políticos, educacionais, entre outros. Seus textos expressam um compromisso militante e uma perspectiva política crítica à sociedade capitalista e às concepções autoritárias sobre o socialismo. Escritos em linguagem simples, são textos de denúncia que estabelecem o diálogo com os operários e os excluídos do sistema de ensino formal, em especial a universidade.
A sofrida trajetória do alemão Rüdiger Bilden, contemporâneo e amigo de Gilberto Freyre, a quem influenciou de modo expressivo, é o tema central deste livro, escrito por Maria Lucia Garcia Pallares Burke, autora de Gilberto Freyre – um vitoriano dos trópicos (Editora Unesp, 2005). A obra retrata o brilhantismo intelectual, a ascensão e a queda no ostracismo do pensador alemão nascido em 1893.
Este livro é o resultado de um conjunto de entrevistas com personalidades reconhecidamente bem-sucedidas. Por meio desses relatos, as ansiedades e mudanças provocadas por essa nova situação são analisadas com o intuito de discutir a noção de sucesso. Dessa forma, Ray Pahl procura abordar um conjunto de questões ligadas à teoria das motivações, à relação cultura política e, de forma geral, à chamada "história da vida privada".
Latour pretende desenvolver a base teórica para um estudo da antropologia da ciência. Trilhando uma perspectiva adotada de pensamento pós-moderno, o autor sugere regras para a investigação da comunidade científica e da maneira como esta chega a "fatos", "verdades", "teorias" etc. No limite, essa abordagem permite a consideração da obsolescência de conceitos básicos da análise epistemológica, como "razão". Obra fundamental para todos aqueles que se interessam pela questão dos fundamentos da ciência e pelo debate contemporâneo em torno desse tema.
O início dos anos 1980, em especial os períodos compreendidos pela era Reagan e pela era Tatcher, assinala um retumbante retorno ao liberalismo. Velhos dogmas voltam ao primeiro plano da ideologia econômica, retomando seu prestígio, tendo o princípio do livre-mercado como o único mecanismo eficiente de regulação. São passados em revista temas como: o período keynesiano, as novas correntes liberais, as teorias do mercado sem crises, o Estado-providência, o corporativismo, o desemprego, a depreciação do trabalho e as dificuldades dos países em desenvolvimento.