O RELACIONAMENTO ENTRE AS ESPÉCIES E A EVOLUÇÃO ORGÂNICA
Neste livro o autor pretende demonstrar como os diferentes níveis de relacionamentos e associações interespecíficos podem ser moldados pelo processo evolutivo e mesmo influenciar intensamente a evolução da biota terrestre (o conjunto de espécies que habitam o planeta). O propósito dessa argumentação é auxiliar o leitor a alcançar a inevitável conclusão de que o ser humano é apenas mais um componente de um sistema biológico altamente integrado, submetido aos mesmos processos aos quais toda a vida está submetida. Essa compreensão é imprescindível para o entendimento da posição da espécie humana no sistema biológico, como o desenvolvimento tecnológico vem alterando as associações desse sistema e o próprio destino de nossa espécie e do ambiente no qual vivemos.
Autor deste livro.
A palavra caos, desde a Bíblia, é relacionada a tudo aquilo que é instável, desordenado e imprevisível. Prêmio Nobel de Química de 1977, o autor questiona esse conceito. Ao associá-lo a noções de probabilidade e de irreversibilidade, trabalha com descrições estatísticas que reconsideram o conceito de caos, gerando uma nova coerência, que permite o desenvolvimento de uma teoria quântica em que a aparente desordem na relação entre a natureza e o tempo não anuncia o Apocalipse.
Graças à sua precisão e simplicidade, este obra foi adotada nas principais universidades européias do final da Idade Média e início do mundo moderno. A partir do século XVI, passou a ser texto básico para a formação dos pilotos que fizeram os grandes descobrimentos marítimos. Caso raro naquela época: um texto saía do mar fechado das universidades para cair na vastidão dos oceanos.
Que forças seletivas mantêm a reprodução sexuada e a recombinação genética na natureza? Quais são as vantagens da reprodução sexuada para as espécies ao longo do tempo?
Este livro trata das regiões mais internas do átomo e da extração da energia lá contida, além de proporcionar importante discussão sobre o aproveitamento socialmente conseqüente dessa energia. Destina-se ao professor do ensino médio, que queira refrescar seus conhecimentos de Física moderna e agregar às aulas discussões sobre física nuclear e seus impactos; ao aluno do ensino médio desejoso de conhecer um pouco mais sobre esses desenvolvimentos da ciência e da tecnologia e ao aluno dos primeiros anos dos cursos universitários das áreas de Ciências Exatas e de formação de professores, que queira uma introdução a alguns aspectos da ciência do século XX e um panorama do que esses desenvolvimentos podem vir a agregar à nossa vida no XXI.