MATERIAIS E INSTRUMENTOS
Práticas de avaliação educacional aborda um tema atual e complexo, independentemente do nível de ensino: em geral integra os aspectos cognitivos e emocionais que, segundo a opinião de alguns formadores, ainda se constituem em impasses para a compreensão do aluno como um corpo diferenciado, em que cada pessoa possui os seus limites, suas competências e suas capacidades.A obra representa uma contribuição crítica e fecunda sob os pontos de vista formativo e instrumental, sem, contudo, fornecer receitas prontas e/ou conservadoras de aplicação.
Todos os materiais e instrumentos registrados resultaram de inúmeras pesquisas realizadas durante os últimos quinze anos, contribuindo para as diferentes universidades européias nas discussões críticas em torno do conhecimento moderno e das novas metodologias, direcionadas às inovações continuadas nos sistemas de ensino. Cabe evidenciar que, ao utilizar o adjetivo "moderno", os autores incluem na discussão o conhecimento das metodologias pedagógicas de EaD, ainda que muito recentes na sua dimensão epistemológica.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Este livro trata da avaliação educacional exclusivamente no âmbito das aprendizagens dos alunos, considerando a avaliação não somente um processo ou procedimento para saber o quanto eles aprenderam, mas sim um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e de educação dos alunos.
Licinia Maria Correa realiza análise de peso sobre a qualidade da educação no país. Ela parte da própria percepção que os jovens têm da escola, investigando o valor que atribuem às instituições de ensino, ao mesmo tempo em que confronta a relação, por vezes antagônica, entre alunos e professores.
Em um percurso no qual se entrelaçam debates teóricos e metodológicos sobre alfabetização, Mortatti destaca o problema do método como objeto de estudo privilegiado da reflexão pedagógica no Brasil. Essa escolha serve de eixo a uma reconstrução da história da alfabetização, que vai do aparecimento da Cartilha maternal (1876) às pesquisas sobre psicogênese e ontogênese da língua efetuadas nos anos 1980.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.