A coletânea reúne dois artigos sobre questões teóricas que datam de 1956, quando o autor era aluno de Fritz Heider, na Universidade do Kansas; dois verbetes do Dicionário de Psicologia que permaneceu em projeto; a palestra "Código de ética do psicólogo" que assinala sua integração nas atividades desenvolvidas com vistas à regulamentação da profissão. Os dois experimentos publicados a seguir haviam sido já divulgados quando de sua realização e o artigo "Ensino de psicologia" registra sua experiência como professor da disciplina. O volume se completa com os capítulos de sua inacabada História da Psicologia Contemporânea, correspondentes à primeira parte, intitulada Freud e as psicologias dinâmicas.
Autor de 7 livros disponíveis em nosso catálogo.
É bem conhecida a afirmação de Dostoiévski sobre os poderes relativos da literatura e da psicologia. Para ele, um psicólogo jamais alcançaria a eficácia do escritor: é na literatura que encontramos um retrato acurado da mente. Mas mesmo para aqueles que reivindicam superioridade para um desses dois pólos uma coisa é certa: psicologia e literatura partilham uma ampla fronteira e guardam inter-relações significativas Essa convivência ao mesmo tempo conflituosa e complementar é estudada por Dante Moreira Leite em vários de seus ângulos. Neste conhecido e influente ensaio, ênfase particular é dada à questão da criatividade, à avaliação de vertentes psicologistas (junguiana, psicanalítica etc.) da análise literária e aos processos psicológicos associados à leitura e ao autor.
Um dos campos mais importantes e produtivos da psicologia contemporânea é o do estudo da criança. Grande parte desta obra é dedicada à relação entre a criança e a vida social, pois este é um campo relativamente novo e muito sugestivo, capaz de renovar a nossa maneira de pensar a respeito da criança e de seus problemas na sociedade contemporânea. A seguir são selecionados textos que apresentam teorias globais do desenvolvimento, pois ainda hoje permitem um conhecimento preliminar e indispensável da criança. Nas partes finais do livro, são abordadas a vida intelectual e a vida emocional da criança, já que constituem duas áreas significativas para a compreensão do comportamento.
Texto clássico para aqueles que buscam discutir o que é e qual é a identidade brasileira, envereda pela complexa busca das raízes do caráter nacional. Debruça-se, portanto sobre o pensamento, entre outros de Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Texto clássico da psicologia social nacional, este livro é uma busca do que significa ser brasileiro. Para isso, Dante Moreira Leite mostra a fragilidade de qualquer estereótipo e se aventura pelos caminhos das raízes do caráter nacional. Estuda os textos iniciais da fase colonial, a literatura do romantismo, o cientificismo de Sílvio Romero, a originalidade de Euclides da Cunha e numerosos outros autores, como Nina Rodrigues, Manuel Bonfim, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior. A partir dessas referências, conclui que as ideologias existentes ligadas à definição do caráter nacional brasileiro geralmente não representam a autêntica tomada de consciência de uma nação, mas obstáculos para que um povo se torne livre de preconceitos.
Esta primeira edição da obra O amor romântico e outros temas, na coleção Dante Moreira Leite, engloba textos da primeira edição, com inevitável correspondência com Psicologia e Literatura, tese de livre-docência de Dante Moreira Leite defendida em 1964; da segunda edição, substancialmente ampliada, acolhendo textos escritos até 1975 e ainda textos inéditos, anteriores àqueles das edições já publicadas, e outros que, como comunicações a congressos, só nas respectivas atas ganharam espaço, além de um conjunto de resenhas e ensaios relativos ao período dedicado pelo autor aos estudos do Caráter Nacional Brasileiro, como A realidade americana na literatura", "A tentação da profecia", "Psicanálise e literatura"; "Literatura brasileira" e "A psicologia social de Os Sertões". Mas o foco do conjunto de artigos e ensaios curtos é um só: o exame das obras literárias com os recursos oferecidos pela psicologia e a apresentação de aspectos da psicologia das relações interpessoais de interesse para a análise das obras literárias.
Este quarto livro da Série Dante Moreira Leite reúne um número expressivo dos escritos esparsos do autor que não haviam sido ainda recolhidos é é dedicado aos problemas da educação. Entre os inéditos, significativos são os capítulos concluídos de sua História da psicologia contemporânea, que estão ao lado de dos texto de Psicologia diferencial (1966,1986), de artigos e ensaios esparsos sobre educação, de dois experimentos já publicados, dois artigos teóricos sobre psicologia, de sua contribuição ao simpósio "A situação atual da Psicologia no Brasil" e da primeira parte do texto inédito Freud e as psicologias dinâmicas. Encontram-se também aqui artigos escritos para as revistas Pesquisa e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Atualidades Pedagógicas e Ciência e Cultura, bem como a colaboração do autor nas atividades organizadas pela Associação Brasileira de Psicólogos e pela Sociedade de Psicologia de São Paulo para a regulamentação da profissão.