Analisando as relações entre cinema e política às vésperas da tomada de poder pelos nazistas, Ilma Esperança traz à luz um segmento do cinema alemão pouco conhecido do público brasileiro: os filmes ligados aos partidos políticos, em especial ao Partido Comunista. Dentre estes, dois são escolhidos como objeto de uma análise extensa: A viagem de Mãe Krause para a felicidade (1929), de Phil Jutzi, e Kuhle Wampe, dirigido por S. Dudow com roteiro de Bertolt Brecht.
Autor deste livro.
O autor elabora um estudo sobre a representação midiática do conceito de "boa escola", tomando por objeto de análise as edições da revista veja, publicadas entre os anos de 1995-2001. Como objeto, faz uso do discurso desta revista como fonte de representações de parcela importante da sociedade brasileira. e, por fim, faz uma discussão sobre a criação do consenso de um ideal de boa escola.
Especialista no estudo da história da escrita, o autor reúne cinco ensaios que mostram como o mundo digital está alterando a relação do leitor com o texto impresso. A ação da comunicação eletrônica sobre as publicações tradicionais é questionada. O próprio conceito de livro, para o pesquisador francês, está sofrendo transformações perante a revolução tecnológica propiciada pela comunicação via Internet e pela leitura cada vez mais comum de textos diretamente na tela do computador.
Se, antes da introdução das modernas técnicas de produção editorial, no final da década de 60, o sociólogo francês Robert Escarpit denominou o grande incremento do mercado editorial nos países desenvolvidos, em grande parte devido ao fenômeno do livro de bolso, "revolução do livro", o que dizer das transformações ocorridas nas duas últimas décadas na própria forma como o livro é produzido? Essas transformações foram tantas e tão diversas que seria o caso de falarmos agora de uma "revolução do livro". Esse foi um dos desafios enfrentados na atualização de obra tão importante quanto A construção do livro, de Emanuel Araújo.
Obra que analisa a notícia impressa, o fotojornalismo e a notícia de telejornal. Para tratar desses "gêneros textuais" associados ao jornal impresso e abordar o telejornal, particularmente o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, o autor se concentra sobre um conjunto de mediadores externos e internos que atuam no atual modo de fazer jornalismo. Sua visão crítica e distanciada desmascara as aparentes objetividade e isenção idealmente características da atividade jornalística. Coloca o papel central ocupado pela imprensa na sociedade contemporânea, num enfoque de "quarto poder" arbitrário, opressor e manipulador da opinião pública e de instrumento redentor da democratização da informação.
Verificamos que os pesquisadores encontram muita dificuldade no momento de referenciar a bibliografia de seus trabalhos, devido à necessidade de seguir normas para elaborar as referências. Demonstram resistência em entender a necessidade de seguir normas em seus detalhes, principalmente quanto à forma em que essas normas são apresentadas. Entretanto, têm urgência em tornar público o "saber" elaborado e querem uma forma rápida e simples de efetuar essa "árdua tarefa". Após ouvirmos numerosas vezes as queixas desses profissionais sobre suas dificuldades em encontrar, em meio às apresentações das normas, os exemplos de referências de maneira mais prática para profissionais que não conhecem os termos específicos da área de Biblioteconomia, optamos por elaborar esta obra com base nas diretrizes da NBRs da ABNT, porém com uma linguagem mais prática.