Estudando as obras de Varnhagen e Oliveira Vianna, este livro reconstitui a trajetória de uma corrente historiográfica brasileira ainda extremamente influente, e que sintetiza, de modo exemplar, os ideais e objetivos das classes dirigentes do país, de ontem e de hoje. É obra essencial para estudantes e acadêmicos interessados nas interpretações de nossa história e de nossa historiografia.
Autor de 5 livros disponíveis em nosso catálogo.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. O terceiro volume da série é constituído pela descrição da trajetória dos capitães-generais, presidentes de província e governadores de estado que ocuparam esses cargos ao longo da história da região, bem como por um quadro informativo sobre cada município paulista.
Nos cem anos de República, a sociedade brasileira conheceu poucos períodos de tranqüilidade. Entretanto, tais períodos mais se assemelham a intervalos de repouso, nos quais se planejam os novos elementos de crise. Foi com o intuito de analisar tal situação que a UNESP e a Cebraef organizaram o simpósito "Brasil, o desenovlvimento ameaçado", que deu origem a este livro. Intelectuais como Hélio Jaguaribe, Francisco Weffort, Mário Henrique Simonsen, Walter Barelli e Clóvis Rossi analisam o quadro geral da sociedade brasileira e levantam elementos para a proposição de políticas alternativas.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este segundo volume engloba a República, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este primeiro volume englobas as épocas colonial e imperial, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
As origens de Roma, a cidade que constituiu um dos mais vastos e duradouros impérios do mundo, nunca foram conhecidas e para o autor essa é uma questão que está no centro da cultura ocidental mesmo decorridos muitos séculos.