A FORMAÇÃO DA UNIDADE PAULISTA
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este segundo volume engloba a República, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
CONHEÇA TAMBÉM OS VOLUMES 1 E 3
Autor de 5 livros disponíveis em nosso catálogo.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. O terceiro volume da série é constituído pela descrição da trajetória dos capitães-generais, presidentes de província e governadores de estado que ocuparam esses cargos ao longo da história da região, bem como por um quadro informativo sobre cada município paulista.
Estudando as obras de Varnhagen e Oliveira Vianna, este livro reconstitui a trajetória de uma corrente historiográfica brasileira ainda extremamente influente, e que sintetiza, de modo exemplar, os ideais e objetivos das classes dirigentes do país, de ontem e de hoje. É obra essencial para estudantes e acadêmicos interessados nas interpretações de nossa história e de nossa historiografia.
Nos cem anos de República, a sociedade brasileira conheceu poucos períodos de tranqüilidade. Entretanto, tais períodos mais se assemelham a intervalos de repouso, nos quais se planejam os novos elementos de crise. Foi com o intuito de analisar tal situação que a UNESP e a Cebraef organizaram o simpósito "Brasil, o desenovlvimento ameaçado", que deu origem a este livro. Intelectuais como Hélio Jaguaribe, Francisco Weffort, Mário Henrique Simonsen, Walter Barelli e Clóvis Rossi analisam o quadro geral da sociedade brasileira e levantam elementos para a proposição de políticas alternativas.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este primeiro volume englobas as épocas colonial e imperial, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
Esta obra aborda aspectos da história da Capitania de São Paulo, abrangendo seus primórdios, quando se chamava Capitania de São Vicente e pertencia a donatários; o período mais complexo em que, depois de se denominar Capitania de São Paulo e das Minas de Ouro, perdeu grande parte de seu território e passou a estar subordinada ao governo do Rio de Janeiro; e finalmente o período da restauração de sua autonomia até ser agitada pelo movimento constitucional.