Coletânea de trabalhos de especialistas brasileiros que analisam algumas das obras mais importantes de pensadores marxistas deste século: O espírito da utopia (Bloch), Teoria do agir comunicativo (Habermas), Dialética negativa (Adorno), História e consciência de classe (Lukács), Contra-revolução e revolta (Marcuse), Eduard Fuchs, o colecionador e o historiador (Walter Benjamin), As idéias fora do lugar (Roberto Schwarz), Marx: Lógica e política (Ruy Fausto) e Trabalho e reflexão (José Arthur Giannotti).
Autor de 4 livros disponíveis em nosso catálogo.
Nesta 2ª edição, revista e ampliada, a especialista em história do marxismo ocidental, Isabel Loureiro procura determinar o lugar do pensamento de Rosa Luxemburg nas idéias políticas que marcaram o século XX. Distante tanto do socialismo autoritário quanto da social-democracia, Rosa Luxemburg representa o esforço em pensar o marxismo como política da emancipação. O livro analisa detalhadamente os conceitos principais da autora, tais como a comunidade primitiva e sua perspectiva de "retorno" histórico, enfatizando, ainda, a criatividade histórica, um elemento de unificação da teoria e da prática.
Este volume da coleção Revoluções do Século XX apresenta um balanço histórico da Revolução Alemã, de 1918 a 1923, a primeira revolução numa sociedade industrial desenvolvida. Depois da Revolução Russa em 1917, pela primeira vez pareciam possíveis as perspectivas de uma vitória do socialismo no Ocidente. Mas contrariamente ao que ocorreu na Rússia, a Revolução Alemã fracassou, e a vitória das forças conservadoras acabou por pavimentar o caminho para a queda da República e a ascensão do nazismo.
Neste importante estudo sobre a realidade política brasileira, Edilene Gasparini Fernandes nos apresenta uma análise dos discursos de posse dos presidentes brasileiros, partindo desde o momento pós-Golpe Militar, em 1964, até o último pronunciamento de Lula em 2007. São, ao todo, quatorze discursos realizados ao longo de 43 anos, que agora são extensamente destrinchados pela autora, criando uma oportunidade única para se perceber as palavras e recursos usados para persuadir o público ouvinte. Ela mostra como, surpreendentemente ou não, o teor dos discursos pouco variou com o tempo ou com as mudanças dos regimes, sendo sempre recheados de palavras de esperança e movidos por uma necessidade de agraciar as camadas mais carentes da população. Ao final do livro, estão reunidos ainda, na íntegra, cada um destes textos, aos quais Edilene Fernandes se debruçou para realizar a pesquisa
Este é um estudo alentado sobre o ativismo internacional das organizações da sociedade civil no âmbito do comércio internacional. Investiga a ação dessas entidades durante as duas décadas em que transcorreram as negociações do Mercosul, do Nafta e, nos anos 2000, da Alca, que terminaram suspensas. Especialmente rico, o período possibilitou à autora analisar a formação, o desenvolvimento e até a extinção de laços criados entre organizações dentro e fora de fronteiras nacionais, além de acompanhar os primórdios de sua transnacionalização, a constituição de redes entre elas e a evolução de suas estratégias e de seu repertório de ações – à época das negociações da Alca tais repertórios haviam se diversificado amplamente e se institucionalizado.