Livro que se dedica à reconstituição do percurso do romance brasileiro no período da ditadura militar. Renato Franco procura compreender a forma pela qual os escritores responderam às questões postas pela realidade nacional no pós-64. A análise centra-se no romance A festa, de Ivan Angelo. O esclarecimento de seus aspectos ideológicos e políticos é acompanhado pelo estudo da sua estrutura formal.
Autor deste livro.
Edição de poemas e prosa de Cruz e Souza - um dos principais poetas do simbolismo brasileiro -, antes dispersos em diversos periódicos. A obra é acopanhada de um estudo crítico que apresenta o lugar dessa produção no cenário da literatura brasileira.
Apesar de ter ganho o prêmio de poesia da Academia Brasileira de Letras em 1937, Magma, de João Guimarães Rosa, ficou inédito, por vontade do autor, até 1997, quando foi publicado postumamente. Mesmo reconhecendo, como o próprio Rosa, o estatuto de obra menor dessa única incursão do magistral autor de Grande sertão: veredas no terreno da lírica, Maria Célia Leonel, professora da UNESP, Campus de Araraquara, percebeu e pôs-se a estudar, de maneira cuidadosa e original, a importância dos poemas de Magma na germinação da prosa poética do ficcionista, sobretudo de Sagarana, sua primeira publicação.
A obra poética de Gregório de Matos recebe neste livro um tratamento de há muito exigido e merecido. O autor mostra a indissociabilidade da forma e do conteúdo na poesia de Gregório. De início, o autor sintetiza os problemas que têm acompanhado a poesia de Gregório; em seguida, enfrenta a questão textual relativa à obra do poeta e apresenta com clareza os resultados alcançados.
Escrito a muitas mãos – por professores e pesquisadores de diferentes instituições brasileiras – este livro, como seu título sugere, dedica um capítulo a cada título infantil do escritor, acompanhando a cronologia de lançamento de suas primeiras edições. Abrem o livro discussões breves sobre linguagem, imagens, ilustrações e práticas editoriais do escritor.
Verifica o que pensavam sobre poesia os primeiros poetas brasileiros e como eles expuseram as suas idéias. Estimula o leitor a compreender melhor o contexto da produção poética colonial. Inclui uma antologia de poemas, prefácios, prólogos e dedicatórias de Bento Teixeira, Gregório de Matos, Manuel Botelho de Oliveira e Cláudio Manuel da Costa, entre outros poetas do período.