AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Estudo de avaliação dos impactos causados pela instalação da UNESP nos municípios. Bovo demonstra o funcionamento da universidade como fator de dinamismo econômico e social, além de sua transformação em pólo prestador de serviços à comunidade, principalmente na área de saúde.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Disseminada por todo o Estado de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) apresenta características bastante peculiares e desempenha um papel fundamental no dinamismo econômico das cidades onde seus campi estão instalados. Basta citar que os serviços ligados ao trabalho acadêmico efetuado nas 25 unidades da UNESP aqui estudadas contribuíram, em 2001, para manter 7.500 empregos diretos e injetaram na economia desses municípios aproximadamente R$ 650 milhões. Este livro apresenta os resultados do impacto econômico e financeiro da presença da UNESP em 14 municípios do Estado de São Paulo. A pesquisa dimensiona, com dados de 2001, o montante de recursos monetários movimentados pelas unidades universitárias da UNESP neles existentes, avaliando a importância da circulação desses recursos para as cidades onde os campi estão instalados.
Luis Antônio Cunha apresenta uma análise histórico-sociológica do ensino superior nos primeiros anos do regime autoritário (1964-1968), revelando aspectos inéditos das mudanças efetuadas na época - a face modernizante da implantação de modelos norte-americanos, ao lado, é claro, do retrocesso político e educacional trazido pelo novo regime.
Luis Antônio Cunha reconstrói o processo de transformação do ensino superior no Brasil no período de 1954-1954, em suas determinações sociais e econômicas. Ao lado dos aspectos morfológicos do ensino superior no período (expansão, integração e modernização), o autor explicita a consciência dos agentes envolvidos com esse processo de transformação, particularmente o Estado, os professores e os estudantes, estes últimos organizados por entidades como a SBPC e o sistema UNE/UEEs/DCEs/DAs.
Luiz Antônio Cunha estuda a origem e o desenvolvimento do ensino superior no Brasil, desde os "cursos de artes", abertos pelos jesuítas no século XVI, até a institucionalização do regime universitário, na era Vargas. Concebendo a universidade como um modo de organização do ensino superior, o foco da obra recai sobre a função desempenhada por esse grau de ensino na inculcação do saber dominante em cada momento.
Esta coletânea de artigos resume quase 50 anos de reflexões de Cristovam Buarque sobre a universidade. Nos 36 textos, escritos entre 1966 e 2013, é possível acompanhar o amadurecimento das ideias do atual senador da República, ex-professor e reitor da Universidade de Brasília (UnB), desde os tempos de estudante.