MEMÓRIA EM CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR (1996-1999)
Obra que apresenta um conjunto de iniciativas inovadoras surgidas durante a implantação, a partir de 1996, do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Apoiadas pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SPPE) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), as iniciativas transferem conhecimentos - que podem ser adaptados conforme as necessidades regionais - sobre a gestão de políticas de geração de emprego e renda, seguro-desemprego e informações a respeito do mercado de trabalho e qualificação profissional.
Autor deste livro.
Práticas de avaliação educacional aborda um tema atual e complexo, independentemente do nível de ensino: em geral integra os aspectos cognitivos e emocionais que, segundo a opinião de alguns formadores, ainda se constituem em impasses para a compreensão do aluno como um corpo diferenciado, em que cada pessoa possui os seus limites, suas competências e suas capacidades.A obra representa uma contribuição crítica e fecunda sob os pontos de vista formativo e instrumental, sem, contudo, fornecer receitas prontas e/ou conservadoras de aplicação.
O livro que agora se oferece à comunidade brasileira de educadores e historiadores da Matemática, e que sem dúvida será também de interesse para matemática e educadores em geral, reflete a imensa produção científica dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro. A abrangência dos temas e a profundidade de tratamento fazem deste livro uma importante referência na Educação Matemática.
Na década de 1920, algumas instituições organizaram-se com o intuito de legitimar a atuação de seus associados no campo educacional que estava se estruturando, como ocorreu com a Sociedade de Educação de São Paulo, que foi fundada com a finalidade de congregar membros do magistério em seus vários níveis, dos setores público e privado, com ideias e interesses comuns, tendo uma intensa atuação no cenário educacional do período. A obra pretende recuperar aspectos da criação e do funcionamento da Sociedade de Educação, seu papel e posição na estruturação do campo educacional. A partir deste estudo, veremos quais são as principais questões discutidas no âmbito da entidade e ainda quem eram seus membros.
Esta obra discute um dos principais dilemas da Educação Infantil: a dicotomia entre cuidar e educar. Afinal, deve o professor ser um cuidador? Ou tem ele se concentrar no ensino de conteúdos escolares? A autora constata que, embora o binômio cuidar-educar seja indissociável em teoria, a prática revela cisões e contradições. E, diante desse cenário, investiga as razões que influenciaram a construção de tal binômio, apresentando caminhos para sua superação, com base em propostas de pesquisadores brasileiros e portugueses.