A relação entre a lógica e a linguagem é um dos principais pontos deste livro. O estudo de termos como validade, conectivos sentenciais, quantificadores, termos singulares, sentenças, enunciados, teorias da verdade, paradoxos, lógica modal e polivalente ocorre de uma maneira que privilegia a pluralidade de interpretações. Dessa maneira, são gerados problemas e perguntas - nem sempre respondidas, mas invariavelmente instigantes - que permitem os professores, estudantes de lógica e, de maneira geral, a todos aqueles interessados na dinâmica da argumentação, ampliar a sua visão do assunto, estimulando o diálogo com outras áreas do conhecimento.
Autor deste livro.
Esta obra faz uma abordagem histórica dos problemas da filosofia da matemática - que sentido de existência têm os objetos da matemática, se existem de fato objetos matemáticos propriamente ditos? Qual é a natureza da verdade matemática? Como é possivel que a matemática tenha algo a dizer sobre o mundo empítico? --, apresentando uma ou muitas respostas mais ou menos satisfatórias aos problemas suscitados pelo conhecimento matemático.
O objetivo deste livro, que se compõe de nove diálogos com alguns dos principais representantes da filosofia norte-americana contemporânea, é vencer as distâncias entre os pensadores dos EUA e os da Europa. As entrevistas realizadas pela filósofa italiana Giovanna Borradori com nove pensadores norte-americanos contemporâneos constituem uma excelente oportunidade para conhecer melhor o que eles pensam, qual é a sua formação e influências, como constroem o seu presente e quais são as suas principais indagações. Cada diálogo é uma verdadeira aula sobre uma vertente filosófica, com todas as suas potencialidades. Neste caderno de viagem pelo mundo das idéias, a entrevistadora motiva os filósofos a ultrapassarem os seus limites mentais e culturais, em diálogos profícuos sobre temas fundamentais como o pragmatismo, a filosofia analítica e a metafísica.
Poucas ciências trabalham tanto com a mente quanto a Lógica. O autor não só explica em que ela consiste, como também percorre os seus meandros. Desvenda o que vem a ser inferência, dedução, indução e outras conceituações. Mostra, ainda, as diferenças entre a lógica clássica e a não-lógica, além de apresentar lógicas alternativas, como as polivalentes, a intuicionista e as relevantes.
Esta edição bilíngue dos hinos homéricos destina-se a todos aqueles que se interessam pela Mitologia, Religião, Língua, Literatura da Grécia Antiga e Antropologia. Todos os esforços foram envidados para que tanto a tradução dos hinos quanto os estudos sobre as divindades gregas homenageadas ficassem também ao alcance do leitor culto, de amplos interesses humanísticos, que já sabe (ou pelo menos desconfia) que a mitologia grega é muito mais do que uma simples coleção de antigas lendas sobre deuses e heróis da Grécia Antiga.
Obra que trata da "nova lógica" no desenvolvimento da filosofia da linguagem e de modelos formais de larga aplicação na inteligência artificial. Seus autores desenvolvem o cálculo proposicional a partir de uma linguagem natural, respeitando os princípios de Aristóteles para a lógica, culminando no estudo da validade de inferências lógicas; introduzem o sistema formal do cálculo proposicional; estudam algumas propriedades do sistema; apresentam a álgebra dos conjuntos que caracteriza um outro sistema booleano; estudam os silogismos aristotélicos; mostram como se pode caminhar com a lógica, envolvendo em um único sistema formal as concepções lógicas tratadas no livro e a adequação deste sistema para a matemática contemporânea; discorrem sobre a amplidão de possibilidades de investigações lógicas atualmente; e introduzem noções básicas dos sistemas fuzzy ou lógica fuzzy. Abordam, também, a particular relevância do papel da lógica em meio ao mais presente e revolucionário dos desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos: a computação.