CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CLASSIFICAÇÃO MODAL, QUÍMICA, TERMODINÂMICA E TECTÔNICA
Importante obra de referência em área ainda carente de publicações especializadas, este livro enfoca a classificação das rochas magmáticas, estudando seu conteúdo mineral e sua composição química. A seguir, refere-se à atividade química de alguns elementos do magma, principalmente o silício e o sódio. Por último, vincula a ocorrência das diferentes rochas magmáticas e os diversos ambientes tectônicos definidos pela teoria das placas. Indicado a estudantes de Geologia, Geografia e Ecologia, destina-se, também, àqueles que se interessam pelas ciências naturais, com conhecimentos básicos de mineralogia, química e geologia. O autor aborda os aspectos mineralógicos, químicos, termodinâmicos e tectônicos e recupera constantemente as noções básicas, oferecendo uma visão geral e a integração dos tópicos estudados.
Autor deste livro.
Geoquímica do urânio aplicada a águas minerais apresenta resultados de estudos realizados nas estâncias hidrominerais das cidades paulistas Águas de Lindóia e Águas de Prata, que têm no turismo e na industrialização e comercialização de águas minerais suas principais atividades econômicas. No entanto, ainda é escasso o conhecimento disponível sobre a radioatividade dessas águas, mesmo que já em 1928 Águas de Lindóia tenha recebido a visita de madame Curie, na época em que se iniciavam os estudos sobre a radiatividade das águas minerais no Brasil.
O livro aborda os temas ligados à Biologia Celular e à Genética, assuntos que já fazem parte do nosso cotidiano e que são comumente encontrados em diferentes veículos de informação. Dentre as discussões mais polêmicas acerca dos temas estão, certamente, a aceitação ou não dos transgênicos, os efeitos da clonagem de animais e de humanos e o uso de células-tronco embrionárias. Essa obra não esgota, tampouco responde a todas as questões que pairam sobre os avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular, mas tem como objetivo explorar, em uma linguagem um pouco mais simplificada, alguns temas recentes e polêmicos sobre a manipulação das células e do material genético para o desenvolvimento da humanidade
Desde o fim do século XIX, o tema da irreversibilidade em sistemas macroscópicos tem suscitado uma extensa discussão filosófica e científica. O professor Pereira Júnior retoma essa questão para colocar em pauta as propostas de Boltzmann a esse respeito. Não falta aqui a didática necessária para a clarificação da temática.
As cartas que Charles Darwin escreveu imediatamente após a publicação de A origem das espécies não são tão conhecidas quanto seu diário escrito durante a viagem do Beagle ou aquelas que ele escreveu durante o longo período entre seu retorno ao lar e a publicação do livro. Entretanto, elas merecem ser conhecidas, pois esclarecem muitas questões fascinantes. Como ele reagiu à sensação causada por seu livro revolucionário? Quais eram suas posições religiosas, a respeito das quais ele evitava com todo o
Desde a teoria atomística dos gregos até o modelo atômico elaborado no século XX, houve substanciais mudanças em relação ao estudo do átomo e suas partículas. Atualmente, conhecem-se partículas realmente elementares, a partir das quais toda a matéria do universo observada é formada. E segundo esse entendimento, há forças fundamentais ligando essas partículas, pois a matéria não pode existir sem a ação dessas forças. Muito se pesquisou para chegarmos até essas formulações. Algumas vezes, a descoberta de uma partícula forçava a mudança dos modelos; outras vezes, o modelo, ou conceitos mais preciosos, previam a existência de uma partícula nova, e assim a Física das partículas elementares foi evoluindo até chegar ao que é denominado hoje Modelo Padrão da Física de Partículas.