Desde o fim do século XIX, o tema da irreversibilidade em sistemas macroscópicos tem suscitado uma extensa discussão filosófica e científica. O professor Pereira Júnior retoma essa questão para colocar em pauta as propostas de Boltzmann a esse respeito. Não falta aqui a didática necessária para a clarificação da temática.
Autor deste livro.
Este livro foi escrito para o leitor comum; não para especialistas. Aborda muitos conceitos, teorias e fatos de forma geral, numa linguagem às vezes coloquial. O autor não era filósofo, nem teórico da ciência e nem lógico matemático. Foi um cientista, que viveu sempre preocupado em achar a "Verdade". O livro discute, principalmente, a verdade da Ciência, mas também discorre sobre as verdades da religião, da matemática, da poesia, da computação, da filosofia e da arte, entre outras. Nessa área, o autor passeia livremente também por muitos outros temas importantes, interessantes e polêmicos, como a procura da Verdade, o que é Ciência, metodologia científica, história da Ciência, erros dos cientistas, fraudes na Ciência, evolução biológica e outros.
Com longevidade impensável para um livro didático na era contemporânea, o Tratado da esfera (Tractatus de Sphera), de Johannes de Sacrobosco, concebido para o estudo de Astronomia, foi adotado nas universidades por quase cinco séculos – de meados dos anos 1200, quando foi escrito, até o fim dos 1600.
Neste livro, Hal Hellman mostra como em mesmo o cientista, geralmente considerado uma espécie de homem raro, equilibrado e justo, escapa de violentas paixões e de comportamentos emotivos, como qualquer um dos mortais. Hellman torna isso evidente ao discorrer sobre dez momentosos debates científicos ocorridos nos últimos 500 anos. São dez casos importantes no cenário da história da ciência, envolvendo personagens notáveis e aparentemente insuspeitos.
O livro aborda os temas ligados à Biologia Celular e à Genética, assuntos que já fazem parte do nosso cotidiano e que são comumente encontrados em diferentes veículos de informação. Dentre as discussões mais polêmicas acerca dos temas estão, certamente, a aceitação ou não dos transgênicos, os efeitos da clonagem de animais e de humanos e o uso de células-tronco embrionárias. Essa obra não esgota, tampouco responde a todas as questões que pairam sobre os avanços da Biologia Celular e da Genética Molecular, mas tem como objetivo explorar, em uma linguagem um pouco mais simplificada, alguns temas recentes e polêmicos sobre a manipulação das células e do material genético para o desenvolvimento da humanidade
Em Biodiversidade tropical apresenta-se uma síntese de todas as informações acumuladas em séculos de conhecimento para recuperar a história evolutiva de cada grupo e a história evolutiva de todos os seres vivos do planeta. O estudo da biodiversidade cobre, assim, um arco maior de tempo, estendendo-se do presente ao passado. A intenção central é tentar contar essa história da qual todos nós somos participantes: a evolução da vida na Terra! Os autores esperam que, ao final do livro, mais do que apenas ver uma paisagem natural, o estudante possa entendê-la; possa descobrir por que ela é assim e por qual história chegou ao que hoje se vê. Eles o convidam a um passeio para descobrir uma trilha que o conduza pela imensidão da biodiversidade nos trópicos.