Obra que apresenta temas como a multidisciplinaridade na formação de educadores, a prática dos professores na construção da cidadania, a promoção de uma escola pública com qualidade e democracia, a produção acadêmica e a construção e a incorporação de saberes "reflexivos" a uma política de formação docente", reunindo diversos trabalhos apresentados no 7º Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores (CEPFE). Trata-se da reunião de 38 artigos, de autoria de educadores, que levam à reflexão da relação entre os níveis de ensino - universitário, médio e fundamental - o repensar histórico desses níveis, a dimensão político-social na formação do educador e o significado da produção de conhecimento voltada para o universo educacional.
Autor de 4 livros disponíveis em nosso catálogo.
Os Congressos Estaduais Paulistas sobre a Formação de Educadores (CEPFE) vêm sendo realizados desde 1990 e têm dado ênfase especial à formação de profissionais de educação, nos níveis de ensino fundamental, médio e universitário. Tal conformação do Congresso produra ir além de questões próprias do padrão formal, para a abordagem de formação do profissional da educação embasada na crítica constante, capaz de dinamizar processos e resultados.
Trata-se de um estudo sobre as práticas de leitura em Assis, na região Oeste do interior de São Paulo. Verifica a preferência por determinados autores nas escolas de primeiro grau nas décadas de 1920 a 1950. Essas escolhas revelam a articulação de valores como o nacionalismo e o progresso. Escritores como Monteiro Lobato, por exemplo, representavam a possibilidade de ascensão social e individual perante o desenvolvimento e o progresso que se alastravam pelo interior paulista no período enfocado. A escolaridade, por sua vez, era então vista como garantia de inserção social bem-sucedida.
O Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores é um dos mais importantes eventos nacionais para a discussão do papel dos docentes e das possibilidades de melhoria de sua prática profissional nos diversos níveis de ensino. Ao compilar as comunicações e debates da sexta versão do evento, realizada em 2001, sob o tema "Formação de educadores: desafios e perspectivas para o século XXI", este livro confirma essa tradição.
Esta obra discute um dos principais dilemas da Educação Infantil: a dicotomia entre cuidar e educar. Afinal, deve o professor ser um cuidador? Ou tem ele se concentrar no ensino de conteúdos escolares? A autora constata que, embora o binômio cuidar-educar seja indissociável em teoria, a prática revela cisões e contradições. E, diante desse cenário, investiga as razões que influenciaram a construção de tal binômio, apresentando caminhos para sua superação, com base em propostas de pesquisadores brasileiros e portugueses.
Esta coletânea reúne textos produzidos para dois congressos sobre formação de professores, um paulista e um nacional, realizados em 2011. Os artigos discutem a necessidade e a importância do estabelecimento de uma política orgânica, de caráter nacional, voltada ao aperfeiçoamento dos padrões de qualidade e ao apoio direto à formação de quadros qualificados para o exercício do magistério da educação básica no país.