Esta coletânea reúne textos produzidos para dois congressos sobre formação de professores, um paulista e um nacional, realizados em 2011. Os artigos discutem a necessidade e a importância do estabelecimento de uma política orgânica, de caráter nacional, voltada ao aperfeiçoamento dos padrões de qualidade e ao apoio direto à formação de quadros qualificados para o exercício do magistério da educação básica no país.
Os textos procuram iluminar aspectos centrais do tema sob múltiplos pontos
de vista. Destacam-se as discussões sobre o papel da formação proporcionada pela prática pedagógica, questões específicas da formação de professores na modalidade a distância e a articulação entre políticas públicas e a formação do profissional da educação. O livro ainda traz um texto de António Nóvoa contendo propostas fundamentais para um salto significativo no campo da formação dos professores.
Bernardete Angelina Gattié formada em Pedagogia pela USP e pós-doutorada na Université de Montreal e na Pennsylvania State University. Professora aposentada da USP, atua como pesquisadora.
Esta obra discute um dos principais dilemas da Educação Infantil: a dicotomia entre cuidar e educar. Afinal, deve o professor ser um cuidador? Ou tem ele se concentrar no ensino de conteúdos escolares? A autora constata que, embora o binômio cuidar-educar seja indissociável em teoria, a prática revela cisões e contradições. E, diante desse cenário, investiga as razões que influenciaram a construção de tal binômio, apresentando caminhos para sua superação, com base em propostas de pesquisadores brasileiros e portugueses.
Centrados na relação escola-educador, os ensaios aqui reunidos visam discutir uma série de temas atuais ligados à área, entre os quais: a relação escola-sociedade, a alfabetização, a estrutura curricular, a pedagogia da qualidade e a relação oralidade-escrita. Dessa forma, a coletânea permite a avaliação de propostas e experiências recentes na política educacional.
Obra que apresenta temas como a multidisciplinaridade na formação de educadores, a prática dos professores na construção da cidadania, a promoção de uma escola pública com qualidade e democracia, a produção acadêmica e a construção e a incorporação de saberes "reflexivos" a uma política de formação docente", reunindo diversos trabalhos apresentados no 7º Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores (CEPFE). Trata-se da reunião de 38 artigos, de autoria de educadores, que levam à reflexão da relação entre os níveis de ensino - universitário, médio e fundamental - o repensar histórico desses níveis, a dimensão político-social na formação do educador e o significado da produção de conhecimento voltada para o universo educacional.
Este livro trata da avaliação educacional exclusivamente no âmbito das aprendizagens dos alunos, considerando a avaliação não somente um processo ou procedimento para saber o quanto eles aprenderam, mas sim um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e de educação dos alunos.