Este livro mostra, numa linguagem clara, como a biologia evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida no nosso planeta. Apresenta como a compreensão da biologia evolutiva é importante para desvendar a origem da AIDS, evitar mortes por infecção hospitalar e até entender a razão dos enjôos na gravidez, entre outros.
Autor deste livro.
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1973, Konrad Lorenz é um dos fundadores da etologia, ciência das relações comparadas entre comportamento animal e humano. Este livro é concebido como uma introdução geral a essa ciência. Nele é encontrada uma exposição detalhada de suas questões principais, seu campo de atuação, seus objetivos e seus métodos, além de sugestões e perspectivas para futuras investigações.
Esta obra foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas mais recentes.
As médicas Wilza Vieira Villela e Regina Maria Barbosa apresentam uma esclarecedora contribuição para a discussão sobre o aborto. Em mais este título da coleção Saúde e cidadania, as autoras evitam reduzir o debate ao “pró” ou ao “contra”, ao “certo” ou ao “errado”. O livro analisa a questão como um problema de saúde pública e não oferece uma resposta definitiva e soluções imediatistas. Ao contrário, por meio de dados e pesquisas, elucida alguns mitos sobre a prática do aborto.
Professores da USP, Isaias Raw e Paulo Lee Ho apresentam a análise de uma das principais questões da biologia celular e da neurologia: o problema da integração. Trata-se aqui de compreender como células com funções diferentes podem se integrar em tecidos e órgãos. Isso significa compreender o mecanismo de comunicação de informação que age no nível da interação celular. Compreensão que permite, também, um exame do funcionamento do sistema imunológico.
Jean Bernard apresenta, em seu instigante livro, um panorama único sobre o passado, o presente e o futuro da medicina e da saúde, combinando aspectos históricos, tecnológicos e bioéticos em sua abordagem. Suas previsões para o futuro da medicina e da saúde humana são embasadas num sólido histórico da medicina que, somado à preocupação ética do autor, faz deste livro uma obra de grande interesse no campo das ciências biológicas e sociais.