UM RETRATO COM LUZ E SOMBRA
O autor aborda a Constituição brasileira de 10 de novembro de 1937 à luz do momento histórico em que surgiu e sob o enfoque normativo interno, sublinhando a vinculação histórica da normatividade jurídica. A obra analisa o período entre 1930 e 1937, com o golpe e a outorga da carta constitucional, com destaque para o Executivo federal; cuja rede normativa deixa mais que evidente a centralização personalíssima; reflexos do projeto e processo político presentes àquele momento no contexto nacional, os direitos e as garantias individuais, como focos de contraponto ao centralismo autoritário, e o âmbito da segurança e da defesa do Estado, como mecanismo de garantias ao novo regime que se instalava.
Autor deste livro.
'A Construção do Brasil na Literatura de Viagem dos Séculos XVI, XVII e XVIII' consolida os resultados das investigações empreendidas por Jean Marcel, nas duas últimas décadas, sobre o tema. Com uma alternância entre diários de viagens e reflexões críticas, o autor nos apresenta a construção do Brasil, narrada pelo ponto de vista de estrangeiros de várias nacionalidades e diferentes classes sociais.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este primeiro volume englobas as épocas colonial e imperial, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. O terceiro volume da série é constituído pela descrição da trajetória dos capitães-generais, presidentes de província e governadores de estado que ocuparam esses cargos ao longo da história da região, bem como por um quadro informativo sobre cada município paulista.
Este livro procura identificar o mais profundamente possível a documentação relativa às várias etapas do processo migratório. Tarefa quase sempre bastante difícil, uma vez que os instrumentos de pesquisa disponíveis nas diversas instituições visitadas são, via de regra, incompletos, desatualizados e imprecisos. Se alguns conjuntos documentais eram visivelmente relacionados ao tema, outros, no entanto, foram objeto de intensa consulta, com o fim de detectar seu interesse para a questão da imigração. Isso significou, portanto, que foi preciso requisitar e consultar uma enorme quantidade de caixas e volumes de documentação, que foram minuciosamente avaliados pela equipe do projeto. Apontamos para a existência de acervos que, de maneira geral, jamais se consultou de modo exaustivo, em busca do imigrante. É o caso, de todos os registros eleitorais da República Velha, através do qual se permite vislumbrar, de maneira bastante instigante, o processo de inserção social do imigrante na comunidade onde veio a residir.
Este livro trata de uma das mais importantes publicações brasileiras do início do século, de sua origem em 1916 até o fim de sua fase principal em 1925. Constituindo-se um dos poucos trabalhos historiográficos existentes sobre o tema, a autora analisa A Revista do Brasil não apenas como fato editorial, mas como veículo de divulgação das propostas da intelectualidade no período, cuja influência foi decisiva na determinação dos rumos da construção nacional.