ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO EM MUSEUS
Pensar em ações culturais que envolvam a arte de nossos dias é pensar em museus de arte, em problemas de mediação entre arte e público, em questões museológicas de acessibilidade, escolhas e narrativas, de apresentação, lazer e educação. É refletir sobre os diferentes sentidos que surgem no espaço de uma exposição, entre as obras e o público. Anos de atividade em museus, especialmente no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), além de estudos, pesquisas e reflexões levaram a autora a esenvolver uma pesquisa, em 2001 e 2002, cujos resultados são apresentados neste livro.
Autor deste livro.
Este livro desenvolve o tema da correspondência das artes e define uma relação entre poesia e pintura, em seus aspectos estéticos essenciais, a partir de um quadro conceitual fundado na semiótica de Peirce.
No ano em que se comemorava o centenário de nascimento de Beethoven, Wagner publica um ensaio em homenagem ao seu compatriota, cujo título nomeia o homenageado. Nesse texto, Wagner toma por base conceitos empregados na obra O mundo como vontade e epresentação
Reúne artigos de palestras promovidas sobre as preciosidades do barroco, principalmente no Estado de São Paulo, em cidades como Mogi das Cruzes, Itu, Embu e São Roque. Não deixa de lado, porém, a produção dos Estados da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Enfoca arquitetura, ornamentação de igrejas, literatura e música, considerando a Igreja como o pólo irradiador de cultura na época do Brasil colonial. Destaca a importância de Frei Galvão como arquiteto e da pintura colonial paulista no universo do barroco brasileiro.
Com uma comissão constituída por três curadores-coordenadores (Angélica de Moraes, Daniela Bousso e Fernando Cocchiarale), que escolheu curadoresadjuntos residentes em várias regiões do país, o programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 1999/2000 procedeu a um mapeamento da produção de artistas plásticos emergentes no país. Foram selecionados 84 artistas que participaram de quatorze mostras itinerantes por todo o país a partir de agosto de 1999. Os artistas participantes do programa estão presentes neste livro, apresentados por um resumo biográfico e pela reprodução de uma de suas obras. O livro traz ainda textos dos curadores-coordenadores sobre as áreas mapeadas e destes e dos curadores-adjuntos sobre as diversas mostras.