UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR
Os textos publicados nesta obra têm como tema central a formação de educadores, abordando problemas da atualidade e sinalizando para as tarefas emergentes que se irão impor ao Estado, à Universidade e aos profissionais do setor nos próximos anos e, em especial, no milênio que se inicia.
Autor de 3 livros disponíveis em nosso catálogo.
Centrados na relação escola-educador, os ensaios aqui reunidos visam discutir uma série de temas atuais ligados à área, entre os quais: a relação escola-sociedade, a alfabetização, a estrutura curricular, a pedagogia da qualidade e a relação oralidade-escrita. Dessa forma, a coletânea permite a avaliação de propostas e experiências recentes na política educacional.
Este trabalho multidisciplinar tem como principal preocupação a formação do professor. Por isso, focaliza as duas realidades básicas de que seu trabalho depende: o aluno e a escola. Reúne contribuições de especialistas de grandes universidades brasileiras, que apresentam idéias relevantes e inovadoras, em relação aos temas tratados. A sua ênfase reside na diversidade da clientela que usualmente acorre às novas escolas e nos problemas específicos daí decorrentes. A escola e a classe social, a importância dos gêneros para a educação e o problema do negro na escola brasileira estão entre os assuntos abordados. No seu conjunto, descreve e explica determinadas condições de trabalho, mas também oferece indicações valiosas para sua melhoria. Trata-se de um livro oportuno para a atualidade pedagógica brasileira e constitui leitura obrigatória para profissionais da educação e para todos os que reconhecem a necessidade de refletir sobre ela.
Este trabalho traça um painel da história do ensino técnico e tecnológico em nosso país. Detém-se de maneira detalhada na implantação e no desenvolvimento do Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza", entidade responsável pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), no Estado de São Paulo.
A presente coletânea de textos é uma publicação do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, um programa da Reitoria instalado na Universidade em dezembro de 2007, como parte de um projeto mais amplo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, para 22 universidades da América Latina.
Seria a escola o veículo de transformação e mobilidade social por excelência ou o sistema de ensino peculiar dos Estados Unidos cumpriria antes a missão de legitimar a 'terra de oportunidades'? Estaria a defesa apaixonada da escola como meio inconteste de ascensão social a serviço dos conservadores mais empedernidos, que enxergam tramas comunistas e ateístas em qualquer programa de ajuda aos pobres? Sem ser conclusivo a respeito de questões como estas e de várias outras contradições que aponta ao longo deste estudo, Reginaldo C. Moraes reconstrói aqui a história da escola nos Estados Unidos desde as primeiras décadas do século 19, apontando os desafios impares que o país de inclinação imperial enfrenta em decorrência dessa condição.