UMA INTRODUÇÃO A FILOSOFIA E A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Michael Otte é professor e diretor do Institut der Didaktik da Universidade de Bielefeld, da Alemanha, e tem colaborado no Programa de Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Trabalhando com as categorias de formal, social e subjetivo, constrói uma teoria inovadora da educação matemática que se traduz praticamente em uma didática dessa disciplina, que, por sua vez, não pode ser separada da crítica da ciência.
Autor deste livro.
Este ensaio tematiza “método” – essa faceta da pesquisa tão maltratada atualmente pela academia que parece preferir os modismos e a reprodução irrefletida de procedimentos já experimentados. Este é um livro sobre as potencialidades e limitações de uma trajetória metodológica específica, com a pretensão de tecer um quadro geral tendo a metodologia como tema. Esse ensaio é um esforço humano. Não se prende a uma única tendência, a um único teórico ou a uma única área. É um esforço multiperspectival que caracteriza a própria Educação Matemática, esse espaço acadêmico em que fui inscrito pelas circunstâncias.
O jogo de xadrez se tornou uma atividade que aproximou a geometria da estética, e vice-versa. As formas e os movimentos de cada peça teceram uma rede de atividades, de questionamentos e de reflexões, apresentadas neste livro em seis capítulos. Assim, o jogo de xadrez passou ser usado não só como um recurso para a produção de problemas e desafios, ou mesmo para melhorar a concentração, a organização e a interatividade social que muitos jogos propiciam, como passou a ser um objeto, uma ferramenta que produz as mais variadas experiências matemáticas que, por não excluírem relações com outras áreas do conhecimento, ajudam a refletir sobre novas formas de se elaborarem currículos de matemática.
Referência por apresentar questões complexas do estudo de Lógica de forma acessível, este livro dirige-se, em especial, a estudantes de Filosofia e Matemática, mas pode ser útil inclusive a alunos de outras áreas, ainda que não dominem as ciências exatas em profundidade. Alternativa para os que almejam obter conhecimento mais avançado sobre o assunto em relação ao que conseguiriam por meio de cursos introdutórios, o volume aborda um leque amplo de tópicos, entre os quais se incluem a teoria da computabilidade de Turing e o teorema de Ramsey.
Este livro aborda aspectos fundamentais da espectroscopia vibracional, rotacional e ro-vibracional, tanto sob o enfoque da espectroscopia Raman, como da absorção no infravermelho, mas limitando o conteúdo a um curso básico em espectroscopia molecular. É dada ênfase ao método de análise vibracional e a pontos não muito discutidos em textos mais avançados, como certos grupos de ponto e medidas de polarização no Raman.
Esta obra de matemática, a primeira dessa área que nos chegou na sua inteireza da antiguidade clássica, é composta por 13 livros em que, além de definições, postulados e noções comuns/axiomas, demonstram-se 465 proposições, em forte seqüência lógica, referentes à geometria euclidiana, a da régua e compasso, e à aritmética, isto é, à teoria dos números. Os seis primeiros livros dão conta da geometria plana; os três seguintes, da teoria dos números; o livro X, o mais complexo, estuda uma classificação de incomensuráveis/irracionais; e os três últimos abordam a geometria no espaço/estereometria. Esta é a primeira tradução completa para o português feita a partir do texto grego.