Os autores e colaboradores analisam o comportamento e as alterações do sistema cardiovascular perante as várias técnicas anestésicas, os medicamentos associados a elas e as condições de grupos especiais de pacientes que necessitam de anestesia. Por seu alto nível científico e atualidade, este livro fornece instrumento de inegável valor para todos os profissionais e estudiosos dos campos de anestesiologia, cirurgia cardíaca, terapia intensiva e áreas associadas.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
Esta obra foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas mais recentes.
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1973, Konrad Lorenz é um dos fundadores da etologia, ciência das relações comparadas entre comportamento animal e humano. Este livro é concebido como uma introdução geral a essa ciência. Nele é encontrada uma exposição detalhada de suas questões principais, seu campo de atuação, seus objetivos e seus métodos, além de sugestões e perspectivas para futuras investigações.
Neste livro a floresta tropical não se limita ao mundo vegetal, e o livro aborda todos os aspectos de sua composição e estrutura, detalha as características dos organismos que aí se encontram e suas relações, menciona sua história, analisa os diferentes tipos de utilizações e suas conseqüências sem esquecer, é claro, as questões vinculadas à preservação. O resultado é um texto que responde às preocupações atuais a respeito desse ecossistema frágil e ameaçado. Sabe-se a importância que a floresta tropical úmida representa para o Brasil, onde somente a floresta amazônica cobre cerca de 3, 7 milhões de km2, ou seja, perto de 45% da área total do maciço. Se a isso se acrescentar os cerca de 1,3 milhão de km2 da floresta atlântica, reduzida a pouco mais de 50 mil km2, o Brasil detém o primeiro lugar mundial entre os países possuidores de floresta tropical úmida.
Inclui classificação, origem, formação, estrutura e importância das Substâncias Húmicas (SH). Mostra ainda como estudos associados às SH são de grande relevância para uma melhor interpretação da biodisponibilidade de espécies químicas nos sistemas aquáticos. "Um dos primeiros estudos sobre substâncias húmicas aquáticas (SHA) foi de Rook (1974), mostrando que o material húmico é um precursor natural de organoclorados formados pela cloração de águas naturais. Este novo livro de Rocha & Rosa sobre a caracterização de SHA e suas interações com metais é uma valiosa contribuição para pesquisadores e estudantes. Os autores apresentam uma clara e bem escrita introdução a respeito da classificação convencional, isolamento, fracionamento e caracterização espectroscópica das SHA. A capacidade de complexação das SHA por metais é discutida com propriedade e estilo auto-exploratório. Um capítulo especial sobre a redução de íons Hg(II) por SHA sugere que o material húmico exerce um importante papel no ciclo do mercúrio, particularmente no Brasil. É recomendado para estudantes iniciantes em química ambiental e cientistas engajados na caracterização de matéria orgânica e suas reações nos sistemas aquáticos." (Peter Burba / Pesquisador Sênior do Institute of Spectroscopy and Applied Spectrometry - ISAS) - Dortmund, Alemanha.
Professores da USP, Isaias Raw e Paulo Lee Ho apresentam a análise de uma das principais questões da biologia celular e da neurologia: o problema da integração. Trata-se aqui de compreender como células com funções diferentes podem se integrar em tecidos e órgãos. Isso significa compreender o mecanismo de comunicação de informação que age no nível da interação celular. Compreensão que permite, também, um exame do funcionamento do sistema imunológico.