A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA PRIMARIA GRADUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO (1890-1910)
História de instituições escolares, este trabalho é também história da instituição escolar. Baseando-se na reconstituição da história das Escolas Primárias Graduadas do Estado de São Paulo nas duas primeiras décadas republicanas, Rosa de Souza procura atingir um objetivo duplo: por um lado, trata-se de desvendar a cultura escolar que tornou essas instituições modelares; por outro, trata-se de identificar a gramática que as estrutura como modalidade institucional de organização da escola primária.
Autor deste livro.
Esta obra demonstra como a escravidão determinou o desprezo pelos "ofícios mecânicos" no Brasil na época do Brasil Colônia e Império, quando, após a abolição da escravatura, ninguém queria exercer atividades consideradas "coisas de escravos". Assim, a aprendizagem de ofícios acabou sendo imposta a quem não tinha meios de resistir, reforçando esse desvalor. Apresenta uma análise das instituições dedicadas ao ensino de ofícios: liceus de artes e ofícios, arsenais militares, asilos, propiciando ao leitor conhecer as propostas dos intelectuais do Império a respeito da aprendizagem profissional e seus esperados efeitos moralizantes.
Esta obra reúne um conjunto expressivo de reflexões de autores de vários países entre filósofos, educadores, formadores, teólogos, artistas, pregadores e professores para oferecer uma introdução às fontes e aos princípios da educação dominicana. Ao mesmo tempo, oferece um amplo mostruário de diferentes contextos nos quais a educação inspirada na vida dominicana se expressou no passado e no presente.
Este conjunto de artigos discute a experiência dos Núcleos de Ensino da UNESP. Neste marcante empreendimento pedagógico, busca-se o aprimoramento contínuo do professor na tentativa constante de desenvolver suas potencialidades e auxiliá-lo na definição de sua identidade profissional. Os leitores interessados em Educação e política educacional certamente encontrarão nestes textos uma fonte prolífica de sugestões e questionamentos.
Na década de 1920, algumas instituições organizaram-se com o intuito de legitimar a atuação de seus associados no campo educacional que estava se estruturando, como ocorreu com a Sociedade de Educação de São Paulo, que foi fundada com a finalidade de congregar membros do magistério em seus vários níveis, dos setores público e privado, com ideias e interesses comuns, tendo uma intensa atuação no cenário educacional do período. A obra pretende recuperar aspectos da criação e do funcionamento da Sociedade de Educação, seu papel e posição na estruturação do campo educacional. A partir deste estudo, veremos quais são as principais questões discutidas no âmbito da entidade e ainda quem eram seus membros.