Nesta obra, que merece ser lida e meditada, a autora soube apresentar questões fisiológicas e radiológicas visando o interesse estomatológico com a segurança de quem sabe indagar e ensinar. Na discussão dos assuntos, agiu com juízo crítico louvável de quem pesa e aceita somente os argumentos de valor científico real, alicerçado em bibliografia extensa e atual.
Autor deste livro.
Esta obra foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas mais recentes.
Este livro traz informações sobre plantas com potencial medicinal encontradas em áreas de cerrado do município de Botucatu, Estado de São Paulo. É resultado de um trabalho realizado entre abril de 2004 e julho de 2005, vinculado ao Projeto Temático "Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultra-estruturais em plantas do cerrado (sensu lato) do Estado de São Paulo", Programa Biota - FAPESP. Neste livro, algumas espécies medicinais dos cerrados de Botucatu, Estado de São Paulo, estão organizadas em ordem alfabética de família botânica e, dentro desta, em ordem alfabética de nome científico. Em cada página encontram-se os seguintes dados sobre cada planta: família a que pertence, nome científico, sinonímia (quando houver), nome popular, características da planta (hábito, porte, informações das folhas, flores e frutos, épocas de florescimento e frutificação quando observadas) e suas indicações terapêuticas com base na literatura consultada. O uso comprovado de cada planta é indicado somente quando informações sobre ensaios clínicos foram encontradas.
Em vários países, a associação entre os diferentes tipos de tratamento disponíveis modernos com as práticas populares e tradicionais de saúde têm sido uma das abordagens mais promissoras e eficazes para o tratamento das doenças, especialmente das camadas da população que não reúnem condições financeiras ou sociais de acessarem os serviços modernos de saúde e seus medicamentos quimicamente definidos e estudados.
Nelson Papavero é um dos principais zoólogos brasileiros. Esta edição, revista e ampliada, foi concebida como livro de consulta para os profissionais da área. Ele apresenta explicações sobre questões como fontes de material para coleções, coleções de tipos, coleta, preparação, transporte, identificação, organização e curadoria, fontes bibliográficas, levantamento de localidades, além da nomenclatura zoológica e do seu código internacional.
Este livro mostra, numa linguagem clara, como a biologia evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida no nosso planeta. Apresenta como a compreensão da biologia evolutiva é importante para desvendar a origem da AIDS, evitar mortes por infecção hospitalar e até entender a razão dos enjôos na gravidez, entre outros.