(COLEÇÕES, BIBLIOGRAFIA, NOMENCLATURA)
Nelson Papavero é um dos principais zoólogos brasileiros. Esta edição, revista e ampliada, foi concebida como livro de consulta para os profissionais da área. Ele apresenta explicações sobre questões como fontes de material para coleções, coleções de tipos, coleta, preparação, transporte, identificação, organização e curadoria, fontes bibliográficas, levantamento de localidades, além da nomenclatura zoológica e do seu código internacional.
Autor deste livro.
Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1973, Konrad Lorenz é um dos fundadores da etologia, ciência das relações comparadas entre comportamento animal e humano. Este livro é concebido como uma introdução geral a essa ciência. Nele é encontrada uma exposição detalhada de suas questões principais, seu campo de atuação, seus objetivos e seus métodos, além de sugestões e perspectivas para futuras investigações.
Este livro mostra, numa linguagem clara, como a biologia evolutiva surge ao longo dos séculos XIX e XX e apresenta seus principais conceitos, o contexto cultural e social na qual está inserida e as fronteiras atuais da busca do conhecimento sobre a evolução e a diversidade da vida no nosso planeta. Apresenta como a compreensão da biologia evolutiva é importante para desvendar a origem da AIDS, evitar mortes por infecção hospitalar e até entender a razão dos enjôos na gravidez, entre outros.
Esta obra foi realizada por uma equipe de professores, médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da UNESP de Botucatu. É o resultado de longos anos de docência e prática médica nessa importante especialidade. Cobre todo o seu campo, partindo dos princípios elementares e dos fundamentos; incorpora em cada caso aspectos teóricos, práticos e os conhecimentos e técnicas mais recentes.
Jean Bernard apresenta, em seu instigante livro, um panorama único sobre o passado, o presente e o futuro da medicina e da saúde, combinando aspectos históricos, tecnológicos e bioéticos em sua abordagem. Suas previsões para o futuro da medicina e da saúde humana são embasadas num sólido histórico da medicina que, somado à preocupação ética do autor, faz deste livro uma obra de grande interesse no campo das ciências biológicas e sociais.
Apresenta-se como um trabalho estritamente científico e multidisciplinar. Nove especialistas tratam de aspectos básicos do tema, segundo diferentes perspectivas: a metodológica, a tecnológica, a química, a agronômica e a farmacológica. São também abordados os problemas de controle de qualidade e as questões ambientais envolvidas e o inquestionável alcance social.