UM OLHAR LATINO-AMERICANO SOBRE DIVERSIDADE E DESIGUALDADE
O conceito de tolerância é discutido pelo autor, verificando como ele se articula, especialmente na realidade latino-americana. Estuda não só os paradoxos que envolvem o conceito de tolerância, fundamentado no universalismo ou no relativismo cultural, mas também enfoca problemas de ordem prática relacionados à educação. Aborda alguns dos obstáculos enfrentados pelos educadores ao trabalhar com a tolerância, inserida no tema transversal da "pluralidade cultural". Aponta ainda os cuidados teóricos necessários no tratamento da temática para uma ação educativa que respeite parâmetros em que termos como "paz", "cidadania", "democracia" e expressões como "direitos humanos" sejam uma realidade prática, e não apenas um pressuposto teórico.
Autor de 4 livros disponíveis em nosso catálogo.
Este livro reúne artigos de pesquisadores preocupados com a produção multi e interdisciplinar do conhecimento. Aqui o leitor irá encontrar reflexões sobre a fundamentação do conhecimento e da ação profissional na área da comunicação, estimulando o desenvolvimento de uma consciência mais abrangente no processo de formação acadêmica. Os artigos apresentam novas perspectivas ao saber acumulado sobre o sentido e a importância das Humanidades nos processos comunicacionais midiáticos, por meio de análises do contexto social, histórico e lingüístico que permeiam os fluxos de informação nos diferentes âmbitos da produção e do consumo.
A presente coletânea contém artigos produzidos a partir das atividades do projeto 'Convivência na Diversidade', coordenado pelo NPT - Núcleo Pela Tolerância, do Departamento de Ciências Humanas, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, UNESP, campus de Bauru.
A presente coletânea de textos é uma publicação do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, um programa da Reitoria instalado na Universidade em dezembro de 2007, como parte de um projeto mais amplo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, para 22 universidades da América Latina.
O matemático Alain Connes e Jean-Pierre Changeux, autor do célebre O homem neuronal, debatem amistosamente e o resultado é um mergulho sem precedentes nos próprios fundamentos das Matemáticas e nas fronteiras da Biologia. A discussão traz à tona temas históricos, como a indagação sobre a relação entre a Matemática e a realidade ou sobre a natureza do vínculo entre o mundo físico e o cérebro. No final, o diálogo concentra-se na questão das relações entre Ciência e Ética.
A relação entre a lógica e a linguagem é um dos principais pontos deste livro. O estudo de termos como validade, conectivos sentenciais, quantificadores, termos singulares, sentenças, enunciados, teorias da verdade, paradoxos, lógica modal e polivalente ocorre de uma maneira que privilegia a pluralidade de interpretações. Dessa maneira, são gerados problemas e perguntas - nem sempre respondidas, mas invariavelmente instigantes - que permitem os professores, estudantes de lógica e, de maneira geral, a todos aqueles interessados na dinâmica da argumentação, ampliar a sua visão do assunto, estimulando o diálogo com outras áreas do conhecimento.