A análise de agrupamentos é o nome genérico atribuído a um conjunto de procedimentos que procuram elaborar citérios para agrupar objetos. Compõe-se de uma série de técnicas estatísticas com conotação exploratória, sendo aplicada na atualidade em diversas áreas, contribuindo para a definição de um esquema forma de classificação, como ocorre em taxionomia, ou sugerir um conjunto de regras para classificar novos objetos em novas classes com fins de diagnóstico, apresentando sugestões de modelos estatísticos para descrever populações, ou encontrar objetos que podem representar grupos ou classes. O objetivo deste livro é ser um guia prático para estudantes universitários das áreas de Humanas e Biológicas, razão pela qual são apresentadas três metodologias: a primeira no estudo sobre mortalidade violenta; o segundo, na avaliação das condições de vida e padrão de uso dos serviços básicos de saúde; e o terceiro na análise do diagnóstico de Lesões por Esforços Repititivos (LER) para 60 sujeitos.
Autor deste livro.
Este texto destina-se a um curso de um semestre para licenciandos e bacharelandos em Matemática. Concentra-se principalmente nos espaços métricos. O autor dá ênfase aos exemplos, mas sempre mantendo o rigor na parte teórica. Algumas questões que o autor procura responder: O que devo entender por "distância"?; Por que a definição de distância dado nas aulas de Geometria não corresponde ao uso popular?; O que é uma curva?; Por que duas curvas, com aspectos tão diferentes são designados com um mesmo nome "curva fechada"?; O que é uma superfície?; O que é uma faixa de Möbius?; Existem outras superfícies semelhantes?; Por que não existem mapas exatos?; O que significa que "uma reta se aproxima de outra"?; Na definição da exponencial somente foi dado o significado de ax quando x é racional.O que é "Topologia"?
Obra que visa apresentar os postulados gerais da Mecânica da Integridade Estrutural. A utilização de materiais de alta resistência, buscando a diminuição do peso total das estruturas, tem aumentado de forma considerável, notadamente na indústria aeronáutica. Neste livro, são abordados todos os problemas ligados aos aspectos teóricos e práticos da utilização desse tipo de material.
Michael Otte é professor e diretor do Institut der Didaktik da Universidade de Bielefeld, da Alemanha, e tem colaborado no Programa de Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Trabalhando com as categorias de formal, social e subjetivo, constrói uma teoria inovadora da educação matemática que se traduz praticamente em uma didática dessa disciplina, que, por sua vez, não pode ser separada da crítica da ciência.
Este ensaio tematiza “método” – essa faceta da pesquisa tão maltratada atualmente pela academia que parece preferir os modismos e a reprodução irrefletida de procedimentos já experimentados. Este é um livro sobre as potencialidades e limitações de uma trajetória metodológica específica, com a pretensão de tecer um quadro geral tendo a metodologia como tema. Esse ensaio é um esforço humano. Não se prende a uma única tendência, a um único teórico ou a uma única área. É um esforço multiperspectival que caracteriza a própria Educação Matemática, esse espaço acadêmico em que fui inscrito pelas circunstâncias.
Referência por apresentar questões complexas do estudo de Lógica de forma acessível, este livro dirige-se, em especial, a estudantes de Filosofia e Matemática, mas pode ser útil inclusive a alunos de outras áreas, ainda que não dominem as ciências exatas em profundidade. Alternativa para os que almejam obter conhecimento mais avançado sobre o assunto em relação ao que conseguiriam por meio de cursos introdutórios, o volume aborda um leque amplo de tópicos, entre os quais se incluem a teoria da computabilidade de Turing e o teorema de Ramsey.