UM ESTUDO SOBRE HISTORIA DO MUNDO PARA AS CRIANCAS
Autor deste livro.
Conhecido dos brasileiros em especial por seus ensaios dedicados a Fernando Pessoa e por sua extensa colaboração com o Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo, o português Adolfo Casais Monteiro (1908-1972) deixou larga obra crítica e ensaística, cujos vários aspectos esta antologia procura contemplar.
No volume Trajetória poética e ensaios o leitor encontrará dois textos. O primeiro (“50 Anos da poesia e/ou as ilusões perdidas”) mostra o percurso poético de Sant’Anna pelos movimentos marcantes da poesia brasileira do período. Atuando em várias frentes ele faz a crítica aos movimentos utópicos dos anos 1950 e 1960, divididos entre as vanguardas e a poesia social. O segundo ensaio, “Travessia crítica”, é uma radiografia do que foi sua experiência dentro e fora da universidade, onde deixou marcas notáveis. Destacam-se nesse caso assuntos como o significado da estilística, do estruturalismo, da psicanálise, da teoria da carnavalizacão até seus ensaios inovadores sobre o Barroco e arte contemporânea.
Lançado originalmente em 1976, este livro de Terry Eagleton veio em um momento em que as principais ideias do marxismo estavam em ebulição nos círculos intelectuais e presentes nas discussões acadêmicas. A partir do gancho oferecido pelas circunstâncias de então, o autor procurou uma abordagem diferenciada do pensamento marxista, buscando sua relação com a produção artística e o modo como a ideologia influencia a literatura
Quem foi o homem e o imperador D. Pedro II? Que anseios e frustrações escondiam-se por trás da aparência impassível e ascética do monarca, que assumiu o trono aos 14 anos? Que impacto teve a partida de D. Pedro I para Portugal sobre o herdeiro do Império, então com apenas seis anos e já órfão de mãe? Como ele enfrentou o exílio e morreu pouco tempo depois de deixar o Brasil, em 1889? Qual foi o legado de seu longo governo?