Esta obra apresenta a concepção de ensino público de um dos pedagogos mais influentes da História, Syvestre-François Lacroix, a cujas ideias, em especial a respeito do ensino de Matemática, curvaram-se, no século 19, vários países da Europa e das Américas, inclusive o Brasil. No texto, aqui apresentado pioneiramente em português, Lacroix faz uma defesa apaixonada dos ideais iluministas e do modelo de instrução pública adotado durante a Revolução Francesa, o qual, inclusive, ajudou a construir. Editado quatro vezes na França entre 1805 e 1838, o livro atravessou os períodos revolucionário e napoleônico e alcançou a Restauração.
Lacroix informa, já na introdução, que escreve no momento em que “a instrução pública acaba de receber uma nova organização” e deixa claro que busca avaliar, na obra, o verdadeiro caráter do sistema emergente, enfatizando que está plenamente credenciado a promover a análise. Além de participante ativo das reformas do sistema de instrução pública, àquela altura o pedagogo já havia lecionado em escolas bastante diversificadas, tanto pelos métodos de ensino quanto pelos sistemas administrativos.
Em pleno Terror Jacobino (1793-17940), Lacroix foi examinador da Escola de Artilharia em Charlons-sur Marne. E, no período revolucionário, chefiou a Comissão de Instrução Pública. Não teria, porém, posições políticas radicais. Ao contrário, firmou-se como intelectual moderado, progressista.
O livro divide-se em três partes. A primeira, introdutória, denomina-se “Da cultura matemática durante o século XVIII e da sua influência sobre o desenvolvimento do espírito humano nesse período”.Segue-se primeira parte, intitulada “Do ensino, em geral, durante o século XVIII e segunda (“Do ensino da Matemática”). Esta última estrutura-se em três capítulos: “Sobre a maneira de ensinar Matemática e de avaliar, nas provas, o conhecimento dos alunos”; “Do método em Matemática” e “Análise do Curso elementar de Matemática pura da Escola Central das Quatro Nações”.
Autor deste livro.
Michael Otte é professor e diretor do Institut der Didaktik da Universidade de Bielefeld, da Alemanha, e tem colaborado no Programa de Educação Matemática da UNESP de Rio Claro. Trabalhando com as categorias de formal, social e subjetivo, constrói uma teoria inovadora da educação matemática que se traduz praticamente em uma didática dessa disciplina, que, por sua vez, não pode ser separada da crítica da ciência.
Obra que visa apresentar os postulados gerais da Mecânica da Integridade Estrutural. A utilização de materiais de alta resistência, buscando a diminuição do peso total das estruturas, tem aumentado de forma considerável, notadamente na indústria aeronáutica. Neste livro, são abordados todos os problemas ligados aos aspectos teóricos e práticos da utilização desse tipo de material.
A análise de agrupamentos é o nome genérico atribuído a um conjunto de procedimentos que procuram elaborar citérios para agrupar objetos. Compõe-se de uma série de técnicas estatísticas com conotação exploratória, sendo aplicada na atualidade em diversas áreas, contribuindo para a definição de um esquema forma de classificação, como ocorre em taxionomia, ou sugerir um conjunto de regras para classificar novos objetos em novas classes com fins de diagnóstico, apresentando sugestões de modelos estatísticos para descrever populações, ou encontrar objetos que podem representar grupos ou classes. O objetivo deste livro é ser um guia prático para estudantes universitários das áreas de Humanas e Biológicas, razão pela qual são apresentadas três metodologias: a primeira no estudo sobre mortalidade violenta; o segundo, na avaliação das condições de vida e padrão de uso dos serviços básicos de saúde; e o terceiro na análise do diagnóstico de Lesões por Esforços Repititivos (LER) para 60 sujeitos.
O jogo de xadrez se tornou uma atividade que aproximou a geometria da estética, e vice-versa. As formas e os movimentos de cada peça teceram uma rede de atividades, de questionamentos e de reflexões, apresentadas neste livro em seis capítulos. Assim, o jogo de xadrez passou ser usado não só como um recurso para a produção de problemas e desafios, ou mesmo para melhorar a concentração, a organização e a interatividade social que muitos jogos propiciam, como passou a ser um objeto, uma ferramenta que produz as mais variadas experiências matemáticas que, por não excluírem relações com outras áreas do conhecimento, ajudam a refletir sobre novas formas de se elaborarem currículos de matemática.
Este livro aborda aspectos fundamentais da espectroscopia vibracional, rotacional e ro-vibracional, tanto sob o enfoque da espectroscopia Raman, como da absorção no infravermelho, mas limitando o conteúdo a um curso básico em espectroscopia molecular. É dada ênfase ao método de análise vibracional e a pontos não muito discutidos em textos mais avançados, como certos grupos de ponto e medidas de polarização no Raman.