Livro

Últimos Chefões - Investigações Sobre O Governo Da Cosa Nostra, Os

Alessandra Dino
R$48,00
Comprar

Alessandra Dino retrata, nesta obra, o perfil e o estilo de comando dos três líderes mais recentes da Cosa Nostra e deixa claro que, contrariamente ao que muitos pensam, a organização mafiosa italiana que remonta ao século 19 está bem ativa e cada vez mais internacionalizada. O Brasil, inclusive, continua sendo um de seus destinos.

A resiliência da Cosa Nostra passa pela capacidade de adaptação de suas lideranças a novos contextos. Bernardo Provenzano, por exemplo, conseguiu manter-se por 40 anos no comando (foi capturado em 2006), graças, em particular, à sua capacidade de aliar a inerente crueldade da organização ao diálogo com as várias correntes mafiosas e políticas da Itália.

O tom conciliatório veio depois que o antecessor de Provenzano, Salvatore Riina, promoveu, entre o fim dos anos 1980 e o começo da década seguinte, uma das piores ondas de violência jamais vivida na Itália contemporânea, desencadeando uma reação do Estado que resultou em sua prisão, em 1993.

Hoje a Cosa Nostra seria dirigida principalmente por Matteo Messina Denaro. Foragido da polícia há mais de dez anos, o atual chefão parece ter assimilado perfeitamente as oportunidades trazidas pela globalização econômica, em que são tênues os limites entre o lícito e o ilícito. Com a leniência do meio político e empresarial, ele “investe” em ramos variados, como o turismo, a construção civil e a distribuição de alimentos no mercado internacional. Ao mesmo tempo, trata de cuidar da imagem, ao que tudo indica com auxílio de um consultor, para passar a ideia de que por trás do capo há um simples ser humano, cheio de dúvidas e angústias.

  • Assunto: Política
  • Ano: 2013
  • Páginas: 480
  • Edição: 1
  • ISBN: 9788539304899
  • Peso: 490g
  • Formato: 16X23

Autores

Veja Também