Obra que procura dar sequencia ao livro anterior Conflitos internacionais em múltiplas dimensões ampliando a discussão sobre os conflitos na área de relações internacionais. São abordadas questões de direitos humanos, segurança internacional,o pós-11 de setembro, entre outros aspectos.
Autor de 2 livros disponíveis em nosso catálogo.
O livro abrange uma perspectiva ampliada sobre os conflitos internacionais, o que permite a compreensão mais ampla de uma nova agenda de segurança que incorpora novos conceitos sem necessariamente substituir as tradicionais questões militares e de defesa, entre elas os conflitos econômicos, políticos e sociais, as migrações, os problemas ambientais e o narcotráfico. Dessa forma, amplia-se o espectro dos atores que participam dos processos de tomada de decisões e de formulação de políticas públicas sobre estes temas.
Este livro tem por "abordar o processo de configuração da hegemonia dos Estados Unidos no âmbito internacional e na América Latina em particular, estabelecendo um contraponto com as possibilidades de construção de alternativas originárias de setores subalternos na estrutura social ou de países periféricos no sistema internacional". "A preocupação é buscar respostas ao desafio colocado por essa visão determinista da realidade, confrontando diversas perspectivas sobre a viabilidade estratégica da unipolaridade nas relações internacionais e do capitalismo nas relações sociais. Nossa conclusão é cautelosa no que se refere à grande questão que aviva os movimentos críticos do sistema: a continuidade dos fundamentos essenciais da atual estrutura de poder apresenta-se como cenário provável. Não por um destino manifesto que se impõe a nenhum desejo de transformação, mas pela cristalização de um consenso sobre os alcances e limites da mudança possível, que se denomina social-democratização do ordenamento mundial, para o qual confluem os atores principais da cena política e econômica governamental e não-governamental, incluindo boa parte dos descontentes com a chamada globalização neoliberal".
O objetivo deste livro é mostrar o processo histórico das lutas dos trabalhadores, isto é, as lutas operárias condicionadas pelo tempo e lugar, oscilando entre a capacidade que têm de criar novas relações sociais igualitárias e sua deformação em relações desiguais, hierárquicas, quando os partidos ou aparelhos políticos substituem os trabalhadores na direção das suas lutas.
Este livro trata de uma das subáreas mais importantes da matéria Relações Internacionais, os ESI, sigla para Estudos de Segurança Internacional. Situa o tema desde antes da Segunda Guerra Mundial, mas foca o período posterior, apresentando as transformações das concepções de segurança provocadas pelo conflito e, em seguida, pelo longo período caracterizado pela Guerra Fria.