UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM UMA EMPRESA DE AUTOGESTÃO
Com este livro, pretende-se verificar as concepções e as práticas de qualificação profissional em uma fábrica de autogestão para, a partir disso, analisar o sentido que a qualificação assume nas empresas autogeridas. Em uma abordagem mais específica do estudo na fábrica objetiva-se: verificar a organização da fábrica e do processo de trabalho; averiguar que tipo de qualificação se requer na empresa e as práticas de qualificação dos associados; avaliar o conteúdo das práticas de qualificação profissional ou os conteúdos das iniciativas educativas que emergem na empresa e o conteúdo do programa da Anteag (Associação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Autogestão e Participação Acionária) de qualificação profissional.
Autor deste livro.
Obra que é produto direto dos processos de formação de técnicos e conselheiros, de Secretarias e Comissões Estaduais de Trabalho, juntamente com as intituladas POLÍTICAS PÚBLICAS DE TRABALHO E RENDA E CONTROLE DEMOCRÁTICO, EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL e TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE NO PLANFOR. Pretende sistematizar a produção conceitual, metodológica e operacional elaborada e/ou utilizada pela Sede Acadêmica Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Tem como objetivo registrar os processos de qualificação profissional realizados pela Flacso/Brasil nas unidades da federação e com técnicos e técnicas das referidas Secretarias, durante o ano de 1998. Além de memória técnica, é interessante ferramenta de trabalho para gestores, planejadores, executores e avaliadores na área de trabalho e renda.
O autor aborda o desenvolvimento, em particular nas duas últimas décadas, do trabalho de pesquisa realizado por laboratórios vinculados ás empresas transnacionais (ETNs), as qyuais assumem forte posição nas diretrizes a serem seguidas pelas pesquisas. O livro mostra como algumas atividades tecnológicas das ETNs estão sendo descentralizadas (para a rede de produção global) e transferidas para as empresas especializadas em serviços de manufatura; comenta a recente implantação de laboratórios de P&D no Brasil; e analisa o crecimento do número de pesquisadores que discutem a estratégia das ETNs na globalização da produção e instalação de unidades de P&D no exterior.
Um dos fatores mais relevantes para a adição de valor na formação dos PIB nacionais está na logística de transporte. No entanto, o poder de barganha dos países nessa área só pode ser construído a partir de políticas públicas e crescimento da capacidade de oferta com tecnologia adequada. No caso do Brasil, apesar do imenso crescimento das oportunidades pela duplicação do fluxo de comércio do país nos anos mais recentes, tanto o transporte aéreo como o aquaviário e intermodal tiveram uma expressiva queda, perdendo grandes oportunidades e ocasionando redução no valor adicionado nacional. A proposta deste estudo foi, justamente, entender as causas mais profundas desse fenômeno e indicar caminhos para reverter essa tendência negativa. O material deste livro contém a síntese dessas pesquisas e procura colaborar com a discussão de um dos temas fundamentais para desatar os nós que prendem o crescimento sustentado da economia brasileira.
Este livro é o resultado de um amplo trabalho de pesquisa, promovido pelo Centro Interunidades de História da Ciência e da Tecnologia (CHC-USP), que reuniu uma equipe de especialistas em áreas bastante diversificadas elaborando um trabalho sem precedentes para a compreensão do desenvolvimento econômico e social do nosso país. Compõem-se de três partes, estudando, na primeira, a indústria da construção civil; na segunda, siderurgia, energia elétrica, química e novas tecnologias; e, na terceira, as indústrias metalmecânicas, a biotecnologia e a informática. Além do conjunto de informações inteiramente novas, este livro nos conduz a uma reflexão a respeito de como tem sido a incorporação de novas tecnologias em nosso país e, ao mesmo tempo, quais serão os caminhos mais indicados para a geração de ciência e para a organização da nova educação científica.
Obra que resulta dos mais de trinta anos de experiência de seu autor na área de licitação, este livro trata do procedimento licitatório interno e de todas as fases do procedimento externo. Examina diversos aspectos das leis pertinentes, cuja não-observância acarreta a nulidade contratual, com a conseqüente responsabilização dos agentes públicos envolvidos. Apresenta, também, decisões judiciais e administrativas como contribuição para o trabalho daqueles que atuam em licitação, na condição de agentes de órgãos públicos, ou de participantes do procedimento. Com a inclusão de um CD contendo documentos-modelo, o autor disponibiliza minutas exemplificativas de peças administrativas pertinentes aos processos de licitação.