A TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA-DAMA DARCY VARGAS (1930-1945)
O trabalho enfoca a trajetória da primeira-dama, Darcy Vargas, esposa de Getúlio Vargas, para examinar a relação estabelecida por uma mulher de homem público e governante com a política. A autora procura mostrar como a política infiltrou-se no percurso da personagem, criando formas de participação na política e nas políticas assistenciais, destacando três momentos: a organização da Legião da Caridade, em 1930; a criação da Fundação Darcy Vargas, em 1938 e, sua atuação na presidência da Legião Brasileira de Assistência, entre os anos 1942 e 1945. Na trajetória da personagem, ela localiza os sinais da criação de um modelo de participação para as primeiras-damas na política, atrelado ao social do governo.
Autor deste livro.
A história econômica da América Latina é a história da sua luta pela soberania, uma luta que desde 1979 vai perdendo terreno para uma política de ajustes macroeconômicos subordinados à Nova Ordem Internacional. É a respeito das engrenagens desse enfraquecimento que escreve Wilson Cano. Mediante um estudo envolvendo realidades nacionais de vários países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e Cuba), Cano apresenta uma história econômica que vai de 1929 aos dias atuais, história que não quer terminar.
Abrangente e rico em informações, este livro aborda dois temas da maior relevância: de um lado, o processo histórico que leva à adoção das reformas econômicas neoliberais na Argentina sob o governo Menem e os rumos seguidos na sua implementação; de outro, a reorientação drástica que se processa na condução da política externa desse país no mesmo período.
Qualquer estudo sobre a sociologia, a política, a administração, a educação e a história das idéias no Brasil passa pelo pensamento de Maurício Tragtenberg, autodidata que se tornou um dos mais criativos intelectuais brasileiros dos anos 1960-1990, sempre em defesa da democracia e contra a burocratização do movimento operário. Esta coletânea, organizada a partir de evento que homenageou o pensador, em 1999, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília, reúne depoimentos de 28 professores, pesquisadores, sindicalistas e artistas sobre uma das mentes mais polêmicas do país.
Este livro é uma bem fundamentada e criativa reflexão sobre alguns dos mais importantes autores modernos e contemporâneos (Kant, Hegel, Fichte, Marx Weber, Lukács, Freud, Adorno entre outros) em torno de problemas políticos decisivos de nosso tempo, do ponto de vista da emancipação humana.
Tema de discussões importantes no âmbito internacional, as operações de manutenção de paz das Nações Unidas ganharam notoriedade no Brasil somente a partir de 2004, quando o país assumiu o comando militar da operação de paz do organismo no Haiti (MINUSTAH). A sociedade brasileira começou a levantar questões acerca do motivo da participação do país na crise haitiana e a mostrar-se curiosa a respeito das causas do fenômeno, deflagrando a produção de grande número de publicações, eventos e reflexões sobre o assunto nas universidades do país. Este livro, ele próprio resultado do movimento virtuoso em curso, reproduz estudos alocados na linha de pesquisa “Paz, Defesa e Segurança Internacional” do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” da Unesp, Unicamp e PUC-SP.