Este livro apresenta o tema da invenção da adolescência do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento e da psicopedagogia. A autora argumenta que a figura da adolescência foi construída historicamente pela justaposição de discursos e instituições, de saberes e poderes, a fim de mostrar como foi conferido um determinado rosto a um momento da vida situado entre tempos diferenciados, entre a infância e a adultez.
Autor deste livro.
Este quarto livro da Série Dante Moreira Leite reúne um número expressivo dos escritos esparsos do autor que não haviam sido ainda recolhidos é é dedicado aos problemas da educação. Entre os inéditos, significativos são os capítulos concluídos de sua História da psicologia contemporânea, que estão ao lado de dos texto de Psicologia diferencial (1966,1986), de artigos e ensaios esparsos sobre educação, de dois experimentos já publicados, dois artigos teóricos sobre psicologia, de sua contribuição ao simpósio "A situação atual da Psicologia no Brasil" e da primeira parte do texto inédito Freud e as psicologias dinâmicas. Encontram-se também aqui artigos escritos para as revistas Pesquisa e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, Atualidades Pedagógicas e Ciência e Cultura, bem como a colaboração do autor nas atividades organizadas pela Associação Brasileira de Psicólogos e pela Sociedade de Psicologia de São Paulo para a regulamentação da profissão.
Análise do percurso teórico, clínico e institucional de Nicolas Abraham e Maria Torok, desde suas leituras dos trabalhos de Sandor Ferenczi. O livro é extremamente inovador ao escolher como perspectiva de análise o Holocausto, elemento essencial para a compreensão da obra de Abraham e Torok, afirmando que este acontecimento histórico constitui um marco que separa o movimento psicanalítico em antes e depois de Auschwitz.
Esta primeira edição da obra O amor romântico e outros temas, na coleção Dante Moreira Leite, engloba textos da primeira edição, com inevitável correspondência com Psicologia e Literatura, tese de livre-docência de Dante Moreira Leite defendida em 1964; da segunda edição, substancialmente ampliada, acolhendo textos escritos até 1975 e ainda textos inéditos, anteriores àqueles das edições já publicadas, e outros que, como comunicações a congressos, só nas respectivas atas ganharam espaço, além de um conjunto de resenhas e ensaios relativos ao período dedicado pelo autor aos estudos do Caráter Nacional Brasileiro, como A realidade americana na literatura", "A tentação da profecia", "Psicanálise e literatura"; "Literatura brasileira" e "A psicologia social de Os Sertões". Mas o foco do conjunto de artigos e ensaios curtos é um só: o exame das obras literárias com os recursos oferecidos pela psicologia e a apresentação de aspectos da psicologia das relações interpessoais de interesse para a análise das obras literárias.
Livro que apresenta os conceitos gerais e as coordenadas da práxis da grupanálise. Baseando-se em transcrições de sessões ou em fragmentos de sessões clínicas, o autor suscita questões básicas sobre o processo analítico. Para os profissionais da área, Pelosi propicia uma problematização da experiência clínica; para o público não-especializado, o livro permite uma introdução ao universo da grupanálise.
Os textos reunidos neste livro organizam-se em torno de uma certa trajetória que procura expor aspectos do inconsciente tomado como multiplicidade. Por isso é apropriado denominar o objeto que estará em foco de inconsciente-multiplicidade. Tal expressão não se deve a uma gratuidade qualquer, já que inconsciente e multiplicidade são conceitos que, pertencentes às tradições filosófica e científica, surgem com uma feição inovadora na obra de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Com efeito, a novidade não se refere apenas a cada um desses conceitos considerados individualmente, como também, à sua proximidade e interferência mútua. O presente livro procurará, justamente, trazer à tona alguns aspectos desse campo de intensas ressonâncias conceituais.