METAMORFOSES DE UMA FESTA (1923-1938)
Este livro apresenta uma análise do carnaval de rua e de clubes das décadas de 1920 e 1930, procurando trazer para o leitor as motivações que mobilizaram homens e mulheres em torno dos festejos e, também, prescrutar os significados por eles atribuídos às diversas brincadeiras em que estiveram envolvidos, redefinindo esses festejos, quando eles não mais correspondiam aos seus interesses.
Autor de 3 livros disponíveis em nosso catálogo.
Tendo como tema a Cultura Histórica, esta coletânea de textos de historiadores e pesquisadores dos mais importantes centros universitários do país procura aglutinar o conjunto de preocupações que envolvem o debate teórico da investigação histórica, neste final de século. A primeira parte discute as crises e as mudanças de paradigmas que vêm ocorrendo não apenas na história, mas em praticamente todas as ciências humanas e se aprofunda na questão de seus fundamentos epistemológicos. A segunda reúne trabalhos pontuais - exercícios de historiografia - que nos permitem observar como as questões teóricas antes levantadas se desdobram concretamente. Trata-se de um livro informativo e esclarecedor, que nos oferece uma descrição qualificada das grandes linhas teóricas da historiografia contemporânea e um panorama bastante significativo de como os historiadores brasileiros se posicionam em relação a eles.
Os textos que compõem este livro tratam de diferentes dimensões da memória coletiva do país particularizadas em questões que debatem, na atualidade, a preservação dos acervos documentais e a disponibilização das informações ao usuário, de forma rápida e segura. O que permite ao leitor acompanhar o debate travado nas universidades e em outras instituições de pesquisa, nos últimos anos, sobre a preservação do patrimônio documental, de valor histórico, e a ação desenvolvida põe esses centros.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. O terceiro volume da série é constituído pela descrição da trajetória dos capitães-generais, presidentes de província e governadores de estado que ocuparam esses cargos ao longo da história da região, bem como por um quadro informativo sobre cada município paulista.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este primeiro volume englobas as épocas colonial e imperial, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.
Considerando-se a relevância do estudo das histórias regionais no Brasil, os três volumes da série têm por objetivo central tomar a região correspondente ao estado de São Paulo como objeto de análise e reflexão, com a finalidade de esclarecer as suas características próprias, que o distinguem ou o aproximam das demais unidades brasileiras, bem como o papel singular que tem desempenhado no conjunto da evolução nacional. Este segundo volume engloba a República, sendo os textos distribuídos de acordo com os temas abordados, de modo que os capítulos foram organizados segundo a sua maior vinculação com os campos econômico, social, político ou cultural ao longo dos períodos.