O movimento de inclusão de crianças com deficiência visual na rede regular de ensino suscitou, nos últimos anos, uma série de discussões, especialmente pelo fato de haver poucos profissionais preparados para lidar com o assunto. O livro aborda essa questão de maneira atual e com um rico conteúdo, trazendo à tona assuntos que vão ao encontro das necessidades específicas de crianças com deficiência visual.
Autor deste livro.
Obra que apresenta um conjunto de iniciativas inovadoras surgidas durante a implantação, a partir de 1996, do Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Apoiadas pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/SPPE) e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), as iniciativas transferem conhecimentos - que podem ser adaptados conforme as necessidades regionais - sobre a gestão de políticas de geração de emprego e renda, seguro-desemprego e informações a respeito do mercado de trabalho e qualificação profissional.
Esta obra aborda a origem e o desenvolvimento até a atualidade dos segmentos da educação brasileira com relação ao "Sistema S" (Senai, Senac, SESI e SESC) e à rede federal de escolas técnicas industriais. Apresenta os conflitos que existiram quanto aos defensores dos modos distintos de funcionamento e organização da qualificação profissional, e as (des)articulações entre os cursos de aprendizagem do SENAI, os cursos técnicos na rede federal, o ensino médio e o ensino superior.
Que efeitos o oligopólio estrangeiro no mercado brasileiro de livros didáticos acarreta para a educação no país? Esta obra convida o leitor a refletir sobre a questão, enquanto traça um detalhado panorama do mercado, focalizando em especial o período entre 1985, ano da criação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), e 2012, quando o governo federal investiu R$ 1,3 bilhão no programa.
Este livro origina-se de pensamentos sobre os sentidos da criatividade artística. Quando o indivíduo é criativo? Como deflagrar a criatividade no ser humano? Essas interrogações levam a buscar, por intermédio de algumas análises e exemplos, um modo de situar esse fenômeno do espírito humano, construindo correlações apreendidas visualmente nas obras de arte ao longo da história.
A presente coletânea de textos é uma publicação do Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, um programa da Reitoria instalado na Universidade em dezembro de 2007, como parte de um projeto mais amplo da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, para 22 universidades da América Latina.